CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
Thomas Lyons fez um jogo espectácular
A equipa da Grécia venceu a Rússia por 5 – 0 no jogo da final do European Championship Qualifier. O pitcher da Grécia que iniciou o jogo, Thomas Lyons, fez um excelente jogo, sendo que nenhum dos batedores da equipa adversária conseguiu chegar às bases, algo raro no basebol.

Esta rara performance no jogo da final foi a chave de ouro no encerramento deste campeonato, que decorreu da melhor forma possível, em Abrantes.

Cerca de 200 espectadores, estiveram presentes e presenciaram a vitória da Grécia neste European Championship Qualifier, que teve uma duração de 1 hora e 55 minutos. Assim sendo a Grécia segue em frente e estará presente na Alemanha, em 2010.

O pitcher da Grécia lançou durante os 9 innings do jogo e eliminou por “struck out” 15 batedores, sem permitir que os adversários chegassem à 1ª base, quer por batimento, quer por maus lançamentos, acompanhado pelo resto da equipa em campo que não cometeu um único erro, em todo o jogo.

Para os gregos o 4º e o 5º innig fizeram a diferença. No 4º innig marcaram um ponto quando o pitcher da equipa da Rússia, Vasilyev, acertou no batedor, Palos, tendo as bases cheias.

No 5º inning os gregos marcaram mais 3 pontos, através de um home run conseguido pelo 1ª base, Lemonis. Os 3 pitchers da Rússia permitiram um total de 7 hits e 4 bases por bola.

Lyons terminou o jogo em grande estilo, eliminando por stuck out os 3 últimos batedores da Rússia. Após o último lançamento, a equipa da Grécia correu toda para o monte do pitcher para cumprimentar Lyons pelo excelente jogo que fez e para comemorar a vitória no European Championship Qualifier.

Para além da Taça deste campeonato, os Gregos levaram ainda o troféu de MVP (Jogador Mais Valioso), atribuído ao seu pitcher, Thomas Lyons.

Apesar da Selecção Nacional não ter conseguido chegar à final, houve presenças portuguesas em campo, sendo que ambos os árbitros portugueses nomeados para esta competição arbitraram o jogo da final, Jonathan Castillo como árbitro principal e Miguel Cardoso, na 1ª base.

PRESENÇA DE JOHN OSTERMAYER NO JOGO DA FINAL
Presidente da FPBS convidada para fazer parte da direcção da IBAF. Durante a cerimónia de entrega de prémios, John Ostermayer, Secretário Geral da International Baseball Federation (IBAF), aproveitou a ocasião para fazer oficialmente o convite a Sandra Monteiro, Presidente da Federação Portuguesa de Basebol e Softbol, para fazer parte do corpo dirigente da IBAF.

Fonte: FPBS 15/07/2008