CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
Depois de incursão insular pelos Açores no passado mês de Maio, o Campeonato de Portugal de Ralis regressa ao Continente para ver disputar-se a quarta ronda do ano, o Rali do Porto, prova do Secção de Desportos Motorizados do FC Porto e que marca também o regresso à acção dos pilotos e máquinas do Campeonato de Portugal de Ralis 2L / 2RM, competição para a qual se apresenta como segunda jornada.

Após o triunfo conquistado no Vodafone Rali de Portugal e do quinto posto granjeado no SATA Rallye Açores a defesa da liderança está a cargo de Vítor Pascoal. Sendo o único dos três primeiros com pontos somados em todas as rondas já disputadas, e contando com uma margem de nove sobre os dois mais directos rivais, Pascoal deverá continuar na frente da classificação, bastando-lhe para tal apresentar uma prestação da mesma grandeza de qualquer uma das três que já apresentou até ao momento (quinto nos Açores, vencedor no Vodafone e segundo no Torrié).

Mas se Pascoal apresenta favoritismo no que toca à detenção da primeira posição da tabela pontual, já no que respeita ao triunfo na prova do FC Porto outros nomes têm também de ser chamados à liça. O Campeão Bruno Magalhães segue em segundo com o mesmo número de pontos que Fernando Peres, vencedor do SATA, o que faz com que a prova deva ser verdadeiramente emocionante. Principalmente se tivermos em conta que estamos a falar precisamente dos três pilotos que já venceram este ano, pelo que o Rali do Porto pode muito bem ser a primeira jornada em que o mais alto do pódio conhece um repetente este ano.

Mas se os olhos estarão nestes três pilotos no que toca à luta pela geral, também não se pode dizer que sejam os únicos, já que Pedro Rodrigues está em quarto, com menos um ponto que Magalhães e Peres e menos dez que Pascoal, pelo que é certo que esteja à espreita para tentar tirar partido do mais pequeno desaire dos homens que lideram o Campeonato. Uma realidade que se pode aplicar também a Ricardo Teodósio (a três pontos do terceiro lugar) e, porque não, a Ricardo Moura (menos um ponto que o algarvio).

Já no que toca à Produção o interesse revela-se de forma diferente. Pedro Rodrigues lidera com mais três pontos que Teodósio, com os demais concorrentes a encontrarem-se a mais de 14 pontos de distância. Contudo, com cinco pilotos a terem já somado a pontuação máxima, a prova promete emoções fortes, sendo que, apesar de Rodrigues ser o único que pontuou em todas as oportunidades possíveis até ao momento, Teodósio é o único que conta já com dois triunfos. Seguramente um embate interessante de seguir ao longo de todo o Rali.

Enquanto isso, o Campeonato de 2 Litros /2 Rodas Motrizes faz o regresso às estradas quase três meses depois do primeiro, e até ao momento, único embate do ano. Vitorioso no Rali Torrié, Paulo Antunes defende a liderança dos esperados ataques de Manuel Inácio e Carlos Matos. Contudo, as prestações a que Antunes nos tem vindo a habituar nas últimas temporadas fazem com que se apresente como o favorito ao triunfo.

A prova do FC Porto, que se apresenta também como jornada Extra do Regional de Ralis, será composta por um total de 180,40 km, dos quais 96,90 serão disputados ao cronómetro ao longo de sete Especiais em Asfalto. A acção começa a desenrolar-se na sexta-feira, dia 5 de Junho, com a realização da Super Especial às 21h30. Já as verdadeiras decisões competitivas serão levadas a cabo no sábado, 6 de Junho, entre as 10h58, hora de partida para a 2ª Classificativa, e as 16h15, hora marcada para o Pódio em Fafe, na Arcada.

Fonte: Infordesporto 03/06/2009