CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
Tal como no Estoril há praticamente um mês, Duarte Félix da Costa e César Campaniço partilharam os triunfos na jornada dupla que levou pilotos e máquinas do Campeonato de Portugal de Circuitos/PTCC até ao Vasco Sameiro, em Braga no passado domingo para a segunda ronda do ano. Mas, apesar do embate ter sido igualmente muito animado, as semelhanças entre os dois ficam-se por aqui, pois os resultados finais tiveram várias diferenças face à prova de abertura da época.

Patrick Cunha (Seat Leon SuperCopa) esteve uma vez em muito bom plano, partindo para a primeira corrida do programa proposto pelo Clube Automóvel do Minho da pole Position. Tirando o máximo partido dessa vantagem, Cunha apossou-se da liderança e chegou mesmo a garantir alguma margem sobre o restante pelotão, contudo o piloto de Vieira do Minho foi tocado pelo azar. Sete voltas volvidas face à largada, Patrick viu a direcção da sua máquina ceder na chicane, o que levou ao abandono. Grande beneficiado foi Felix da Costa (Seat Leon SuperCopa), que assim ascendeu ao primeiro posto e garantiu o segundo triunfo da temporada.

Enquanto isso, José Pedro Fontes (BMW 320 SI), regressado à Velocidade este ano, levou a cabo prova muito mais positiva que no Estoril. Beneficiando também do desaire de Cunha, o piloto ascendeu a segundo, mas teve em José Monroy (Mitsubishi Lancer Evo IX) forte rival. Com o carro bastante mais preparado para a Velocidade que para os Ralis, ao contrário do que tinha acontecido na primeira jornada da época, Monroy confirmou que é um nome a ter em conta na corrida ao ceptro. No entanto, o ainda único militante da Categoria 4, viu o carro dos três diamantes ter problemas com um tubo do turbo que se desligou, quando ganhava terreno ao líder da prova e se aproximava deste, o que ditou a queda ao quinto posto já perto do final. A perda de ritmo de Monroy levou à subida de César Campaniço (BMW 320 SI) ao mais baixo do pódio, e ao segundo posto da Categoria 1 atrás de Pedro Fontes, enquanto Joffrey Didier foi quarto, garantindo dessa forma a segunda posição entre os Seat Leon, com Gonçalo Manahu a fechar este pódio. Já na Categoria 3 a vitória foi para Martine Pereira (Alfa Romeo 147), seguindo-se Nuno Baptista (Hyundai Coupé V6) e Fábio Mota (Renault Clio RS).

A inversão da grelha para a segunda corrida do fim-de-semana trouxe consigo a promessa de mais lutas interessantes e a verdade é que os pilotos não desiludiram. Campaniço saltou para a liderança do embate praticamente com o apagar das luzes vermelhas, sendo seguido muito de perto por Pedro Fontes e Monroy. E se Pedro Fontes conseguiu acompanhar o Campeão absoluto em título do PTCC até final para terminar a pouco mais de meio segundo de distância e garantir de novo o intermédio do pódio para ascender a terceiro da classificação geral, já Monroy decresceu um pouco de ritmo para terminar isolado no mais baixo do pódio. Seja como for, ambos os pilotos mostraram muito mais competitividade nesta jornada da Cidade dos Arcebispos, o que deixa antever um Campeonato muito disputado até final com, pelo menos, cinco pilotas em condições de lutarem pelos triunfos.

Já Duarte Félix da Costa via-se obrigado a contentar-se com quarto posto da geral, triunfando uma vez mais na Categoria 2 e batendo os distantes Didier e Manahu, isto enquanto Cunha voltava a desistir, desta feita com o radiador furado no que foi uma jornada negra para o então segundo classificado da tabela pontual dos Seat Leon. Enquanto isso, João Figueiredo (Peugeot 407 S2000) vingava-se do mau resultado da primeira corrida. Depois de não ter efectuado uma única volta, o Campeão em título da Categoria 1 logrou terminar em quinto da geral e terceiro da sua classe. Martine Pereira voltou a triunfar na Categoria 3, desta feita sem oposição dadas as desistências dos seus dois rivais.

Resultado da jornada, Campaniço lidera a geral com um ponto de margem sobre Félix da Costa, seguidos de Pedro Fontes e de Monroy, qualquer um destes dois com boas possibilidades de atacarem o primeiro posto na próxima ronda no Algarve dentro de pouco mais de duas semanas. Já em termos de Categorias, os líderes Campaniço, Félix da Costa, Pereira e Monroy, destacaram-se ainda mais na frente das respectivas tabelas pontuais.

Quanto ao Challenge Desafio Único com os Fiat Punto, José Pedro Leite venceu o primeiro embate, seguido de Pedro Salvador e Pedro Borges, com o pódio do segundo embate a ser composto por Adruzilo Lopes, Vasco Campos e André Pimenta. No que toca à competição de mesmo nome, mas com os Fiat Uno, Pedro Cerqueira triunfou no primeiro embate, levando a melhor sobre Nuno Santos e José Costa. Na segunda corrida Marcos Teixeira foi quem ganhou, secundado por José Couto e Pedro Amaral.

Fonte: FPAK 30/04/2009