CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
Depois de alguns meses de estudo das propostas que recebera para 2009, Duarte Félix da Costa assinou hoje contrato com a equipa Espanhola Roger Racing para disputar o disputadíssimo Campeonato GT Open ao volante de um Ferrari F430 GTS.

O piloto de Cascais que completa este ano 15 anos de carreira, fará equipa com o Espanhol Miquel Julià e a primeira prova disputa-se já no próximo fim-de-semana no Circuito de Enzo e Dino Ferrari, em Imola (Itália).

O acordo entre Duarte Félix da Costa, actual líder do PTCC (Portuguese Touring Car Championship), e a equipa Roger Racing foi firmado esta 4ª feira, tendo deixado o piloto de Cascais bastante satisfeito com esta proposta de última hora "Estou muito contente com esta oportunidade, no fundo demonstra que todo o nosso trabalho tem sido observado pelas principais equipas internacionais. Acredito bastante neste projecto e na realidade a Roger Racing oferece-me garantias de lutar pelos lugares da frente na categoria GTS. Quero mostrar à equipa que a escolha foi acertada e vou trabalhar ao máximo nesse sentido", declarou o piloto português.

Sobre a prova do próximo fim-de-semana em Imola, a primeira das sete que compõem o calendário do prestigiante campeonato GT OPEN, o piloto de 23 anos parte moralizado mas consciente das dificuldades que irá encontrar pela frente: "Tudo será novo para mim; carro, pista, equipa e campeonato pelo que terei de me habituar a uma realidade totalmente diferente, como tal, nesta primeira prova o objectivo passa por me ambientar ao carro e obter o maior número de pontos sem cometer erros, para depois na segunda prova, que terá lugar no Algarve, estarmos ai sim, em condições de lutar pelos lugares do pódio. A equipa conta com o apoio técnico da Ferrari e penso que teremos condições para rodar consistentemente na discussão dos lugares da frente", referiu Félix da Costa.

Assim o piloto da Sowhat, irá no próximo fim-de-semana alinhar ao volante do Ferrari 430 com cerca de 500 cavalos de potência, da categoria GTS, num programa que pode ser acompanhado nos canais Sporttv e Eurosport.

A lista de inscritos conta com cerca de 40 equipas, estando o dia de 6ª feira reservado às sessões de treinos livres, sendo Sábado palco das qualificações e primeira corrida (70 minutos).

Domingo realiza-se a 2ª corrida do fim-de-semana (50 minutos).

A presença do piloto Português no restante calendário do PTCC não está ainda garantida, estando a ser estudada em conjunto com a Sowhat, seus patrocinadores e a equipa técnica da Bastos Sport, sendo que para já Félix da Costa irá dedicar-se prioritariamente a esta nova e importante aposta na sua carreira.

Calendário GT Open 2009:
18 e 19 de Abril Imola (Itália)
16 e 17 de Maio Algarve (Portugal)
27 e 28 de Junho Spa-Francorchamps (Bélgica)
4 e 5 de Julho Donington Park (Inglaterra)
29 e 30 de Agosto Valência (Espanha) sujeito a confirmação
19 e 20 de Setembro Magny-Cours (França)
3 e 4 de Outubro Monza (Itália)
31 de Out e 1 de Setembro Catalunha (Espanha)

Horários Imola:
Sexta-Feira
9h50/10h50 Treinos Livres
14h30/15h30 Treinos Livres

Sábado
9h55/10h10 Qualificação GTS
10h10/10h15 Qualificação GTS + Super GT
12h40/12h55 Qualificação GTS
12h55/13h00 Qualificação GTS + Super GT
17h00 1ª corrida (70 min)

Domingo
11h20 2ª corrida (50 min)

Fonte: Infordesporto 15/04/2009