CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
Acabou a espera! O ACP traz à cena este fim-de-semana a mais emblemática prova portuguesa de automobilismo e uma das mais importantes da época de 2 a 5 de Abril, o Vodafone Rallye de Portugal. Pontuável para o Campeonato do Mundo de Ralis, a prova traz até aos troços algarvios a nata mundialista da modalidade, bem como as estrelas do Campeonato de Portugal de Ralis.

Invicto desde o início da época e vencedor da prova há dois anos (Portugal faz parte do calendário do Mundial em anos alternados), o Campeão do Mundo Sébastien Loeb (Citroën C4 WRC) é o homem a bater, resta agora saber por quem. Mikko Hirvonen (Ford Focus RS WRC) é quem se apresenta em melhores condições para o fazer. O vice-Campeão soma já um terceiro e dois segundos lugares, mas apesar de ter melhorado em termos de resultado final nas duas últimas provas, a verdade é que na última ronda do calendário, em Chipre, aumentou a distância temporal para o francês no final do Rali.

Outro nome que pode ser determinante é do companheiro de equipa de Loeb, Dani Sordo. É quase certo que o espanhol não deverá rivalizar com o gaulês de forma a colocar em perigo a prestação global da formação, mas não só poderá ser muito importante para ajudar Loeb a chegar à vitória, como já mostrou, apesar dos dois últimos resultados mais fracos, a capacidade para levar a sua equipa ao triunfo caso algo acontece ao seu chefe de fila. Curioso será apreciar a prestação de Marcus Gronholm. Aos comandos de um Subaru Impreza WRC o finlandês faz aqui um regresso esporádico à competição, mas não poderá ser nunca negligenciado, não fosse ele um dos que mais oposição ofereceu a Loeb enquanto competia.

Mas se o público luso é grande fã das estrelas da mais importante competição de ralis do mundo, a verdade é que estas não serão o seu único foco de interesse, já que no pelotão do Mundial de Produção um nome “mais forte” se destaca. Armindo Araújo (Mitsubishi Lancer Evo 9) defende as cores nacionais e apresenta-se como o principal rival do líder Patrick Sandell (Skoda Fabia Super 2000). O suíço está imbatível até ao momento com duas vitórias, isto enquanto Araújo se apresenta em crescendo de forma, com um segundo lugar na última ronda depois de ter sido quarto na primeira. A contar com a vantagem de correr em casa, com forte apoio do público, pode ser mesmo que se assista ao primeiro triunfo do ano de piloto nacional.

Ainda de olhos postos nos pilotos mundialistas, temos os jovens do Campeonato do Mundo Júnior de Ralis, um particular onde a ausência dos dois primeiros (Martin Prokop e Aaron Nicolai Burkart, respectivamente) faz com os olhos se centrem em Michal Kosciuszko (Suzuki Swift S1600) e Simone Bertolotti (Suzuki Swift S1600). Terceiro e quarto classificados, respectivamente, uma boa prestação por parte de ambos, poderá levar a mudanças na tabela pontual.

Olhando agora para a prata da casa e para o Campeonato de Portugal de Ralis, Bruno Magalhães (Peugeot 207 S2000) é, como não podia deixar de ser, o principal favorito ao triunfo. Vencedor da única jornada disputada até ao momento, o Campeão Nacional pode dar importante passo rumo à revalidação do ceptro, fruto da prova valer um total de 15 pontos. Ainda assim, Magalhães, que faz também parte da lista de inscritos do Mundial de Produção, tem em Vítor Pascoal o seu principal rival no que toca à competição interna, não contasse este com máquina igual à do líder da classificação e não tivesse também já dado várias mostras de competitividade desde o ano passado, principalmente.

Interessante será também o esperado duelo na Produção Nacional entre Pedro Rodrigues (Subaru Impreza WRX), Fernando Peres (Mitsubishi Lancer Evo 9), Ricardo Moura (Mitsubishi Lancer Evo 9) e Ricardo Teodósio (Mitsubishi Lancer Evo 9). Rodrigues leva vantagem após o triunfo na primeira jornada do ano, enquanto Peres é segundo e os demais estão ainda a zeros. De todas as formas, o reconhecido nível de todos estes pilotos e o facto de contarem com máquinas muito semelhantes em termos de prestações fazem com que tudo possa acontecer.

O Vodafone Rallye de Portugal é composto por um total de 1.164,99 km, dos quais 361,36 serão disputados ao cronómetro ao longo de 18 Especiais que se estendem desde as 16h50 de quinta-feira, 2 de Abril, com a Super Especial Estádio Algarve 1, até às 14 horas de domingo, 5 de Abril, com a segunda passagem competitiva de pilotos e máquinas pelo Estádio do Algarve. A cerimónia de pódio está marcada para a 14h45.

Fonte: FPAK 02/04/2009