CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
Alexandre Camacho venceu o Rali Porto Santo Line, garantindo o segundo triunfo do ano e mantendo-se invicto desde o início de 2008. Isto é um facto, mas desengane-se quem pensar que foi mais uma prova de passeio para o Campeão insular aos comandos de um Peugeot 207 S2000. Em boa verdade, a prova do Sporting Clube Santacruzense foi muito disputada de início a fim e Camacho nem sequer a dominou por completo em termos de Especiais.

O Campeão começou forte, levando de vencida as quatro primeiras Classificativas, mas a partir daí foi Miguel Nunes (Peugeot 207 S2000) quem se impôs. Terceiro nos primeiros quilómetros cronometrados, Nunes passou depois a rodar em segundo. O piloto ainda tentou recuperar o tempo perdido na primeira fase do rali, mas tal acabou por não se concretizar. Ainda assim, esta segunda jornada do Campeonato da Madeira “Coral” de Ralis leva a crer que o resto do ano poderá ser muito disputado.

Uma ideia que fica não apenas pelo que se passou entre os dois primeiros, mas também, e talvez mesmo principalmente, por tudo o que aconteceu logo atrás. O Júnior Samir Sousa (Peugeot 206 S1600) esteve em excelente plano, começando com um segundo crono e passando em seguida a ocupar o terceiro posto da classificação. Contudo, Samir, que venceu no Campeonato Júnior sem dificuldades, teve em Filipe Freitas (Renault Clio S1600) e Vítor Sá (Mitsubishi Lancer Evo X) os dois grandes opositores. Mas o facto é que Samir deu boa conta do recado e conseguiu manter os mais experientes em sentido atrás de si. E se Freitas logrou o quarto posto final, já Sá teve de se contentar com a sexta posição. O antigo Campeão da Pérola do Atlântico começou de forma muito modesta, com um 14º posto, e foi depois subindo de forma gradual, mas o muito tempo perdido no início não permitiu melhor resultado.

Enquanto isso, no que toca ao Campeonato da Madeira Júnior (Ralis), Samir foi, como já se disse, o vencedor tranquilo da prova. Tirando a segunda Especial, Samir triunfou em todas as Classificativas, isto enquanto João Silva (Renault Clio R) foi segundo em todas, menos na segunda. Resultados que levaram Silva a concluir em segundo, relegando André Silva (Citroën C2) para o mais baixo do pódio. Referência ainda para o Campeonato Open de Ralis da Madeira, com a vitória a ficar a cargo de Miguel Andrade (Renault 5 GT Turbo), que liderou de início a fim, relegando Vasco Nóbrega (Toyota Carina E) para a segunda posição.

Fonte: FPAK 02/04/2009