O Circuito ACDME 1 marcou também o início da época 2009 dos Campeonatos de Portugal de Clássicos – Circuitos e Clássicos 1300 – Circuitos, com este último a mostrar-se muito disputado, com dois pódios diferentes e animadas lutas.
Alexandre Beirão (Alfa Romeo Sprint) foi o grande vencedor do primeiro embate depois de quente duelo com Miguel Ferreira (Ford Escort 1.3). Ferreira começou melhor, largando de segundo para assumir a liderança da prova, mas a falta de combustível no final ditou o triunfo de Beirão após várias curvas com os dois quase colados e com apenas 0,027s a separar ambos os pilotos aquando da bandeira de xadrez. Já Vítor Araújo (Datsun 1200), com pneus usados teve de se contentar com o terceiro posto, um resultado que não o deixou muito satisfeito a julgar pela decisão tomada para a segunda corrida.
Já com pneus novos, Araújo disparou para primeiro e desde logo tratou de se isolar na frente da corrida para a vencer com quase 2,5 segundos de margem. Enquanto isso, atrás de si, Beirão tentava voltar a superiorizar-se, mas tal não haveria de acontecer com o piloto a terminar em segundo. Já Freitas, com problemas a obrigarem-no a largar da via de boxes, teve de fazer grande recuperação, logrando terminar num meritório terceiro posto.
Olhando às diversas Categorias do campeonato, Araújo e Ferreira averbaram um primeiro e um segundo lugar cada um nos Históricos 74, com António Magalhães (Datsun Coupé) e Fernando Becedas (Datsun 1200) a serem os terceiros classificados na primeira e segunda corrida, respectivamente. Já nos Clássicos 71 Fernando Soares (Austin Cooper S) foi o vencedor das duas tiradas, com Veloso Amaral (Hilman Imp) e Miguel Barata (Datsun 100 A) a somarem um segundo e um terceiro lugar cada um na primeira e segunda corridas, respectivamente. Enquanto isso, nos H81 Beirão somou dois triunfos, batendo João Ramos na primeira corrida, que 11 anos depois regressou à Velocidade agora aos comandos de Toyota Starlet.
Menos emotivo foi o embate nos mais musculados Clássicos. Carlos Barbot, com o potente Lola T70, venceu as duas corridas sem problemas, o que se traduziu também no triunfo entre os Históricos 71. Atrás de si nas duas corridas, e pela mesma ordem à geral, ficaram Carlos Santos (Porsche RSR), Joaquim Jorge (Ford Escort RS) e António Nogueira (Ford Escort), simultaneamente os três primeiros dos H74. José Luís Moura (Ford Escort RS) foi, em ambos os embates, o quinto da geral e, consequentemente, o vencedor dos Clássicos 81, enquanto Rui Macedo Silva (Porsche RSR) foi sempre sexto, com as diferenças nas classificações das duas corridas a surgirem apenas a partir da sétima posição para baixo.
Pedro Fins (Lotus Elan 26 R) e Francisco Pinto (BMW 2002) secundarão Barbot no pódio dos H71 na primeira corrida, enquanto na segunda tais posições couberam a Jorge Guimarães (Volvo 122) e Francisco Abreu (Ford Capri RS 2600). Quanto aos Clássicos 81, Kiko Mora (Porsche RSR 911) e Ribeirinho Soares (Porsche 934) completaram o primeiro pódio, enquanto Ribeirinho Soares (Porsche 934) ficou à frente de Mora no pódio do segundo embate.
Fonte: FPAK 02/04/2009
Alexandre Beirão (Alfa Romeo Sprint) foi o grande vencedor do primeiro embate depois de quente duelo com Miguel Ferreira (Ford Escort 1.3). Ferreira começou melhor, largando de segundo para assumir a liderança da prova, mas a falta de combustível no final ditou o triunfo de Beirão após várias curvas com os dois quase colados e com apenas 0,027s a separar ambos os pilotos aquando da bandeira de xadrez. Já Vítor Araújo (Datsun 1200), com pneus usados teve de se contentar com o terceiro posto, um resultado que não o deixou muito satisfeito a julgar pela decisão tomada para a segunda corrida.
Já com pneus novos, Araújo disparou para primeiro e desde logo tratou de se isolar na frente da corrida para a vencer com quase 2,5 segundos de margem. Enquanto isso, atrás de si, Beirão tentava voltar a superiorizar-se, mas tal não haveria de acontecer com o piloto a terminar em segundo. Já Freitas, com problemas a obrigarem-no a largar da via de boxes, teve de fazer grande recuperação, logrando terminar num meritório terceiro posto.
Olhando às diversas Categorias do campeonato, Araújo e Ferreira averbaram um primeiro e um segundo lugar cada um nos Históricos 74, com António Magalhães (Datsun Coupé) e Fernando Becedas (Datsun 1200) a serem os terceiros classificados na primeira e segunda corrida, respectivamente. Já nos Clássicos 71 Fernando Soares (Austin Cooper S) foi o vencedor das duas tiradas, com Veloso Amaral (Hilman Imp) e Miguel Barata (Datsun 100 A) a somarem um segundo e um terceiro lugar cada um na primeira e segunda corridas, respectivamente. Enquanto isso, nos H81 Beirão somou dois triunfos, batendo João Ramos na primeira corrida, que 11 anos depois regressou à Velocidade agora aos comandos de Toyota Starlet.
Menos emotivo foi o embate nos mais musculados Clássicos. Carlos Barbot, com o potente Lola T70, venceu as duas corridas sem problemas, o que se traduziu também no triunfo entre os Históricos 71. Atrás de si nas duas corridas, e pela mesma ordem à geral, ficaram Carlos Santos (Porsche RSR), Joaquim Jorge (Ford Escort RS) e António Nogueira (Ford Escort), simultaneamente os três primeiros dos H74. José Luís Moura (Ford Escort RS) foi, em ambos os embates, o quinto da geral e, consequentemente, o vencedor dos Clássicos 81, enquanto Rui Macedo Silva (Porsche RSR) foi sempre sexto, com as diferenças nas classificações das duas corridas a surgirem apenas a partir da sétima posição para baixo.
Pedro Fins (Lotus Elan 26 R) e Francisco Pinto (BMW 2002) secundarão Barbot no pódio dos H71 na primeira corrida, enquanto na segunda tais posições couberam a Jorge Guimarães (Volvo 122) e Francisco Abreu (Ford Capri RS 2600). Quanto aos Clássicos 81, Kiko Mora (Porsche RSR 911) e Ribeirinho Soares (Porsche 934) completaram o primeiro pódio, enquanto Ribeirinho Soares (Porsche 934) ficou à frente de Mora no pódio do segundo embate.
Fonte: FPAK 02/04/2009