Há tradições que dificilmente mudam e o início da temporada do Campeonato de Portugal “Vodafone” de Todo-o-Terreno tem já por tradição começar no Alentejo com a organização a cargo da Sociedade Artística Reguenguense com o Ervideira Rali TT 2009, uma ronda que promete emoções muito fortes.
Com uma lista de 38 inscritos, esta primeira ronda do ano conta com nomes de monta e máquinas que deixam antever grandes lutas e muito equilíbrio entre os principais candidatos ao ceptro. Filipe Campos, mais uma vez aos comandos de um BMW X3 CC, é o primeiro desses nomes. Depois de se ter sagrado bi-Campeão Nacional no ano passado, e ao cabo de uma década face ao primeiro título, Campos conta com a vantagem de já ter efectuado oito provas aos comandos da sua máquina, o que lhe dá certamente alguma tranquilidade para correr atrás do segundo triunfo nesta prova, o que seria uma excelente forma de começar a defesa do título.
Contudo, a tarefa não se antevê fácil, em boa parte devido a Miguel Barbosa (BMW X3 CC). Com quatro vitórias na ronda Reguenguense, o piloto lisboeta é quase sinónimo da prova, não fosse ele o mais bem sucedido de todo o pelotão do TT nacional. Contudo, o facto de esta ser a primeira vez que volta aos comandos do bólide bávaro depois de o ter estreado na última prova do ano passado em Portalegre pode representar alguma desvantagem, dado o potencial menor conhecimento que tem da máquina quando comparado com Campos. De todas as formas, o vice-Campeão Nacional de TT vai certamente dar o melhor para vingar o desaire do ano passado em termos de Campeonato e começar desde já a tentar destacar-se dos demais rivais.
Enquanto isso, não podendo ser visto como um “outsider”, mas um pouco alheado da realidade nacional dada a militância em competições internacionais nos últimos anos surge o nome de Carlos Sousa. Aos comandos do único Mitsubishi Racing Lancer do pelotão, Sousa faz neste fim-de-semana a primeira prova em quase um ano, não estivesse ele parado desde Abril passado. Ainda assim, Sousa conta com bom palmarés na prova, com um total de três vitórias, o que faz dele o segundo mais bem sucedido na jornada da S.A.R. Se a isto juntarmos os vários títulos conquistados ao longo da carreira e a experiência que detém aos comandos de máquinas da marca dos três diamantes, então temos os ingredientes necessários para podermos esperar por parte de Carlos Sousa uma grande prestação, não apenas nesta jornada inaugural, mas também ao longo de todo o Campeonato de Portugal “Vodafone” de Todo-o-Terreno.
À espreita do azar dos outros estarão seguramente Pedro Grancha e Miguel Farrajota. Os terceiro e quarto classificados do ano passado, respectivamente, apresentam-se à competição aos comandos de uma Nissan Navara Off Road, no caso de Granja, e de um Depieres Proto Rav-4 4x4, no caso de Farrajota, e estarão seguramente em luta pelas posições que se seguem ao pódio, podendo mesmo vir a entrar na luta pelos três primeiros caso algo corra mal a Campos, Barbosa ou Sousa.
Sem a presença do Campeão em título Nelson Clemente, Jorge Plácido, precisamente aos comandos da Nissan Pathfinder que levou Clemente ao ceptro em 2008, apresenta-se como o principal favorito entre os homens do agrupamento T2. Mas Plácido deverá contar com forte oposição por parte de Dinis Lucas (Pajero DiD), Adélio Machado (Toyota Land Cruiser), que regressa à competição, e também de Nuno Matos, que deixou os T8 para este ano competir aos comandos da Isuzu D-Max que levou Rui Silva à glória na Taça FIA de Bajas nesta categoria. A fechar, os T8, com João Belo (Nissan Terrano II) a apresentar-se como forte candidato ao triunfo entre as 11 equipas inscritas, não tivesse ele vencido esta prova no ano passado.
O Ervideira Rali TT 2009 tem início na sexta-feira dia 20 com a realização da Super Especial de 5,1 km, pelas 16 horas, enquanto o sábado contará com a dupla passagem pelo Sector Selectivo de 147 km a disputar entre as 8h00 e as 14h00, perfazendo um total de 299,1 km cronometrados. A entrega de prémios terá lugar ás 20h30 na Herdadinha.
Fonte: FPAk 19/02/2009