Com dois adiamentos consecutivos devido ao tempo ter dificultado as ligações marítimas entre a Pérola do Atlântico e a Ilha Dourada, eram dois os ditados populares que se colocavam em linha para serem proferidos em relação ao XII Rali Porto Santo Line. Mas felizmente, em vez do pessimista “não há duas sem três”, desta feita o que acabou por circular na boca de todos foi o mais optimista “à terceira é que é de vez”.
Grande favorito ao triunfo, Alexandre Camacho não deixou os créditos por mãos alheias e tirou o máximo partido do seu Peugeot 207 S2000 para levar de vencida mais uma ronda do Campeonato da Madeira “Coral” de Ralis sem dificuldades. Depois de vencer a Super Especial de sexta-feira à noite, o homem do Team Olca – Nacional da Madeira levou de vencida as restantes seis Especiais para terminar com mais de meio de segundo de vantagem sobre Miguel Nunes.
O piloto do Peugeot 206 S1600 teve forte oposição do rival Filipe Freitas, com as diferenças entre ambos a serem quase sempre muito curtas, o que transpôs muito bem para a estrada a luta que se vive entre ambos pela segunda posição do Campeonato. Nunes, vindo de um segundo posto no Rali C.D. Nacional, repetiu a posição em Porto Santo, enquanto Freitas se vingou do nulo nessa mesma prova para terminar em terceiro; um conjunto de resultados que ainda dá vantagem ao homem do Renault Clio S1600 na luta pelo vice-campeonato, mas que deixa Nunes a meros dois pontos de distância numa altura em que fica a faltar disputar apenas uma prova.
Já no que toca à Produção a vitória foi para João Magalhães. Já com o título garantido o piloto do Mitsubishi Lancer Evo IX estava nesta prova a cumprir calendário, mas acabou por o fazer de forma solitária após o abandono do rival Rui Fernandes. Enquanto isso, no que toca ao Campeonato Júnior da Madeira (Ralis) foi João Moura quem levou a melhor, se bem que após desistência de João Silva. Mas como as provas só terminam no final, o resultado acabou por se revelar muito positivo para Moura que se posicionou na frente da classificação.
Fonte: FPAK 23/10/2008