CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
Depois do tão festejado regresso aos calendários nacionais no ano passado, o Circuito de Vila Real volta agora a receber uma jornada de Velocidade que promete muitas emoções. Organizada pelo Clube Automóvel de Vila Real, a jornada competitiva será pontuável para o Campeonato de Portugal de Velocidade/PTCC, Campeonato de Portugal de Clássicos (Circuitos) e também para o Campeonato de Portugal de Resistência que arrancou no passado fim-de-semana e que já resumimos nesta Newsletter da FPAK. Além de incluir no seu programa, a bem disputada Challenge Desafio Único e uma corrida aberta, comemorativa do 30º aniversário do Clube Organizador.

Começando pelo PTCC, que disputa a terceira jornada dupla da época, César Campaniço defende a liderança das classificações Absoluta e da Categoria 1. Em ambas as situações a principal oposição virá de João Figueiredo, não fosse ele o segundo classificado, mas a verdade é que o risco de perder o primeiro posto varia de grandeza dependendo da tabela de que se fala. No que toca à geral Campaniço conta com confortável avanço de nove pontos, enquanto na Categoria 1 a margem é de apenas quatro pontos.

E, como nas duas tabelas pontuais os terceiros classificados se encontram algo longe, tudo deixa crer que estes serão os homens a levar a cabo as maiores lutas, isto apesar de existirem alguns aspectos a registar. Na geral, há ainda que ter em conta o sempre muito competitivo Francisco Carvalho. Com 21 pontos somados até ao momento não poderá nunca almejar a liderança, mas pode muito bem destronar Figueiredo do segundo posto dados os quatro pontos que os separam. Enquanto isso, na Categoria 1, Álvaro Figueira, com menos dez pontos que Figueiredo e menos 14 que Campaniço pode provocar alguma surpresa.
Emocionante promete ser a luta na Categoria 2, já que são quatro os nomes em luta pela liderança. Francisco Carvalho é quem leva vantagem nesta classificação, mas com cinco pontos a separarem os quatro primeiros tudo está em aberto. José Monroy, apesar de não ter ainda somado nenhuma vitória, é o mais regular em termos de pontos somados, estando a três pontos do líder. Mas o piloto de Cascais terá de contar com a forte oposição de António Silva que, como Carvalho, soma já dois triunfos e soma apenas menos um ponto, bem como de Patrick Cunha, que segue em quarto, com menos dois pontos.

Enquanto isso, o Campeonato de Portugal de Clássicos (Circuitos), que também disputa a terceira ronda do ano, deixa antever despiques também eles muito acesos. Na geral, e dados os 20 pontos em luta, todos os pilotos podem deixar Vila Real na liderança da classificação, se bem que o mais provável, e olhando aos resultados já somados este ano, é assistir-se a uma luta a quatro. António Nogueira lidera com 20 pontos, mais um que Alexandre Rebelo, enquanto Kiko Mora segue em terceiro, com menos três, e António Barros em quarto, com menos cinco. Diferenças curtas que fazem com que, além dos pilotos estarem em luta pelo primeiro posto, estejam também em lutas directas entre si.

No que toca aos Clássicos 71 a vantagem está do lado de Francisco Pinto, que soma mais seis pontos que Domingos Coutinho. Enquanto isso, nos H74, e ao contrário do que acontece na geral, Alexandre Rebelo soma mais um ponto que António Nogueira, pelo que estes dois têm contas diferentes a ajustar. Isto numa tabela onde António Barros pode acabar por ter palavra a dizer, dados os cinco pontos que o separam do primeiro.

Ainda nas máquinas de outros tempos, mas com cilindrada até 1.300, a participação de mais pilotos faz com que sejam mais as lutas. Em termos de classificação absoluta, Luís Alegria é claramente o homem a bater, não estivesse ele invicto este ano. Com 37 pontos, mais 16 que António Paquete, só uma jornada muito negativa pode levar a mudanças na frente da tabela. Algo que não se pode dizer em relação aos demais pilotos, já que Paquete é o primeiro a ter de prestar atenção aos rivais, nomeadamente Fernando Soares (18 pontos) e Paulo Antunes (15 pontos). Em termos de Categorias, e começando pela 1, Paquete lidera com dois pontos de margem sobre Fernando Soares.

Mais tranquila é a situação de Alegria nos Clássicos 74. Tal como na geral, com quatro vitórias, o líder soma mais 14 pontos que Gonçalo Pires e, apesar deste ter uma vantagem de cinco pontos sobre os perseguidores, o mais certo é que João Braga e João Carlos Torres estejam mais preocupados um com o outro, não estivessem os dois empatados com 19 pontos. Luta renhida espera-se nos Históricos 81. Paulo Antunes e Alexandre Beirão somam 24 pontos cada um, pelo que se espera o desempate e despique muito animado.

A fechar o programa da prova proposta pelo Clube Automóvel de Vila Real a disputar no afamado circuito citadino estará o Campeonato de Portugal de Resistência que vê disputar-se a segunda ronda do ano. Depois de afinadas as máquinas no Circuito do Estoril no passado fim-de-semana para as tiradas de 50 minutos, o Circuito de Vila Real promete fortes emoções nos Sport e Protótipos, bem como nos Turismos e GT, isto sem esquecer, é claro, a luta à geral. Uma ronda competitiva que se apresenta claramente aliciante para todos os amantes do automobilismo.

A prova do Clube Automóvel de Vila Real tem início pelas 9h00 de sábado com a primeira sessão de Treinos Livres do PTCC, encerrando com os Treinos Cronometrados da Corrida 30 Anos do CAVR a partir das 17h35. O domingo começa também às 9h00, mas com a primeira corrida de 50 minutos do Campeonato de Portugal de Resistência, enquanto o encerramento do programa estará a cargo dos homens da Corrida dos 30 Anos do CAVR com o início marcado para as 18h35.

Fonte: FPAK 19/06/2008

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