CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL

Depois a estreia auspiciosa de Manuel Gião e Pedro Couceiro no 'Europeu' de GT em Vallelunga onde registaram a primeira subida ao pódio da temporada, estão agora de regresso a mais uma jornada, desta feita no Circuto Espanhol de Valência, uma pista bastante técnica mas que conhecem bem e onde vão querer marcar mais uma vez presença entre os melhores do Campeonato.

O Internacional GT Open, vulgarmente chamado de 'Europeu' de GT, reúne um vasto leque de conceituados pilotos, onde podemos encontrar, tal como vai acontecer este fim-de-semana, ex-pilotos de F1, como Alex Caffi. A competitividade e as máquinas que fazem parte deste Campeonato levam a luta aos limites, tendo somente os melhores, lugar de destaque.

Gião e Couceiro entraram na temporada com o pé direito, subindo logo na primeira corrida do ano ao pódio, num Circuito (Valleunga – Itália) com o qual não estavam muito familiarizados, especialmente Pedro Couceiro, e onde o conhecimento do Ferrari F430 da equipa italiana Playteam também não era exaustivo. Tal foi a determinação e ambição de trazer para Portugal um bom resultado, que tudo fizeram para o conquistar. E a realidade é que o conseguiram!

Assim, e uma vez que partem agora para a segunda jornada, composta por duas corridas, os objectivos passam uma vez mais por estar entre os primeiros e por registar novamente lugares no pódio: "A regularidade pode ser um factor decisivo neste Campeonato. Nesta prova vamos ter 40 pilotos inscritos, com máquinas potentíssimas e capazes de ganhar provas. São muitos os candidatos à vitória, e nós também não descuramos essa hipótese, pese embora achemos, que um lugar nos três primeiros seria óptimo", disse.

Pedro Couceiro considera que este fim-de-semana é o regressar a casa, isto porque Valência, à semelhança do Estoril, é um Circuito que conhecem bem: "Estamos muito confiantes, não só porque o resultado da primeira jornada nos obriga a isso, mas também porque conhecemos bem a pista, muito embora este aspecto seja idêntico para todos. Depois, há ainda a vantagem de não termos nenhum 'handicap'. Vamos estar na corrida sem nenhuma penalização o que pode ajudar bastante para o resultado final. A nossa meta é conseguir somar o maior número de pontos para o Campeonato e estarmos sempre na luta pelo primeiro lugar", disse.

Depois de se terem sagrado o ano passado Campeões Ibéricos de GT e Vice-Campeões de Espanha, Manuel Gião e Pedro Couceiro querem superiorizar-se entre os melhores da Europa e colocar o nome de Portugal, mais uma vez, no panorama internacional do automobilismo.

As corridas do Europeu têm cobertura em directo no Eurosport, mas também são igualmente transmitidas pela Sporttv.


Fonte: Infordesporto 12/05/2008