CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
Adélio Machado volta a encontrar-se com a Padock Competições e a Toyota France em nova investida por terras africanas. Depois da decepção generalizada que foi a anulação da 30ª edição do Lisboa-Dakar, o piloto da Padock Competições, vai alinhar na jornada inaugural da Taça do Mundo de Todo-o-Terreno.

A 19.ª edição do Rali Optic 2000 Tunísia, disputa-se entre os dias 23 de Abril e 4 de Maio. Será na mais importante prova africana do ano, que Adélio Machado irá "por à prova" as capacidades físicas, na "luta" contra as areias africanas: "A parte física poderá penalizar a minha participação. Denotei muita fadiga após a prova de Reguengos, por isso, intensifiquei a minha preparação. Esta vai ser uma prova longa e duro, quero começar e terminar. Gosto de grandes desafios e aventura, por essa razão não podia deixar de marcar presença num rali que fazia parte do meu programa desportivo” adiantou o piloto de Famalicão que não quer traçar objectivos para esta jornada da Taça do Mundo: "apenas terminar. Será muito difícil lutar por um dos lugares do pódio, face à condição física em que me encontro, no entanto, se me deixarem não vou ignorar a 'oferta'. A concorrência no Grupo T2 é muito forte, quer dentro da equipa da Padock/Toyota France, quer outras grandes equipas semioficiais".

Para Adélio Machado, que será acompanhado pelo francês Laurent Flament - seu navegador do Dakar de 2006 e repetente na edição anulada, está será a estreia no Rali da Tunísia, numa edição em que o percurso se estende a território Líbano: "Tenho conhecimento que esta prova proporciona-nos belos momentos de todo terreno. Depois, a Líbia possui um deserto lindíssimo, propicio a grandes aventuras com dunas de elevada altitude. Estou ansioso pela partida e com vontade de chegar junto dos melhores. Será importantíssimo ser regular e eficaz na transposição das dunas e nas dificuldades que possamos encontrar ao longo da prova. Para tal conto com uma experiente e profissional equipa de mecânicos da Padock Competições que em parceria com os homens da Toyota France vão manter o Toyota Land Cruiser em óptimas condições mecânicas", concluiu Adélio Machado, que terá a companhia nesta ronda inaugural dos pilotos da Padock Competições: Hélder Oliveira e Francisco Pita, para além de mais uma mão cheio de equipas lusas.

O Rali Optic 2000 Tunísia, jornada de abertura do Mundial de Todo Terreno, da responsabilidade da Neveu Pelletier Organisation (NPO), terá partida em Marselha com a realização de um prólogo nocturno. Segue-se uma viagem de barco até África, para serem percorridas nove etapas, cinco das quais em território tunisino.

Uma das grandes novidades desta etapa inaugural prende-se com o regresso da Líbia ao panorama do TT internacional, país que irá acolher quatro das nove etapas. O mais importante rali africano do ano comporta um total de 4.123 quilómetros, dos quais 2.883 serão percorridos contra o cronómetro.

Programa do Rali Tunísia:
Quarta-feira, 23 Abril / Marseille: 22 km
Ligação: 10km
Especial: Prólogo - 2,5 km
Ligação: 10 km

Sexta-feira, 25 Abril / Tunis-Matmata: 437 km
Ligação: Tunis/El Fahs - 87km
Especial: El Fahs-Barrage de Nabahala - 25 km
Ligação: Barrage de Nabahala/Matmata - 325 km

Sábado, 26 Abril / Matmata-Nalut: 437 Km
Ligação: Matmata/Techine - 21 Km
Especial: Techine/Oueni - 295 Km
Ligação: Oueni/Nalut - 121 Km

Domingo, 27 Abril / Nalut-Al Qaryat: 387 km
Especial: Nalut/Gharbivah - 359 Km
Ligação: Gharbiyah/Al Qaryat - 28 Km

Segunda-feira, 28 de Abril / Al Qaryat-Idri: 623 Km
Ligação: Al Qaryat/Shuwayrif - 154 Km
Especial: Shuwarif/Idri - 459 Km
Ligação: Ass/Bivouac Idri - 10 Km

Terça-feira, 29 Abril / Idri-Idri: 426
Ligação: Idri/Barquin - 60 Km
Especial: Barquin/Idri - 359 Km
Ligação: Ass/Bivouac Idri - 7 Km

Quarta-feira, 30 Abril / Idri-Sinawin: 635
Transfert Bivouac: DSS Idri - 10 Km
Especial: Idri/Darj - 502 Km
Ligação: Darj/Sinawin - 123 Km

Quinta-feira, 1 Maio /Sinawin-El Borma: 488 Km
Ligação: Sinawin/Dehibat - 162 Km
Especial: Dehibat/El Borma - 314 Km
Ligação: ASS/El Borma - 12 Km

Sexta-feira, 2 Maio / El Borma-Ksarg Ghilane: 330 Km
Ligação: Bivouac/DSS - 46 Km
Especial: DSS El Borma/Ksar ghilane - 282 Km
Ligação: ASS Bivouac ksar Ghilane - 2 Km

Sábado, 3 Maio / Ksar Ghilane-Djerba: 338 Km
Transfert Bivouac: DSS Ksar Ghilane - 2 Km
Especial: Ksar Ghilane/El Kantara - 286 Km
Ligação: El kantara/Djerba - 50 Km

Fonte: Infordesporto 21/04/2008