CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
O Campeonato de Portugal de Ralis prepara-se para a segunda jornada do ano, o Rali do Porto, uma prova organizada pela Secção de Desportos Motorizados do Futebol Clube do Porto e que terá como palco a já bem conhecida região de Fafe.

O Campeão Nacional, Bruno Magalhães (Peugeot 207 S2000) apresenta-se como o principal candidato ao triunfo. Depois de ter levado de vencida o primeiro embate do ano, a jovem estrela da marca do leão vai dar tudo para dilatar um pouco mais a margem que detém na frente da classificação geral, não contasse ele com bom conjunto de resultados na prova do FCP e não tivesse ao seu dispor também uma máquina já com provas dadas.

No entanto, Magalhães não estará, é claro, sozinho na estrada e a concorrência que se espera é de respeito e não dá azos a desatenções. O madeirense Bernardo Sousa (Mitsubishi Evo IX) arranca para a prova na segunda posição da classificação e, apesar de estar mais concentrado na manutenção do primeiro posto entre as máquinas do Grupo N, a verdade é que não deverá desperdiçar qualquer oportunidade que lhe surja pela frente. Ainda assim, o segundo classificado do Rally Torrié terá de contar com a esperada forte oposição de José Pedro Fontes.

O piloto do Fiat Punto S2000 mostrou bom nível de competitividade na prova do Targa, contudo, um atraso no último controlo horário ditou a penalização e consequente perda da segunda posição para Sousa. Por isso, é de esperar, não só que Pedro Fontes tudo tente para vingar o desfecho da primeira prova do ano, como também um ritmo para a subida de posições na tabela pontual, deixando, assim, antever animada luta pelo triunfo.

Nome a ter em conta também é o do Vítor Pascoal. Não só o piloto conta com um competitivo Peugeot 207 S2000, como também já deu boas mostras de andamento nesta prova, em que foi segundo no ano passado. Depois de ter iniciado a época com um quarto lugar, o piloto de Amarante deverá, certamente, tentar voltar a apresentar um ritmo ao nível daquele a que nos habituou no ano passado e que chegou mesmo a valer-lhe a liderança do Campeonato.

Mas os pontos de interesse não se ficarão apenas por aqui. O Grupo N promete também interessantes contendas, isto além de ser possível assistir-se à contenda pela liderança da prova por parte destas máquinas, já que o tipo de piso um pouco mais escorregadio poderá servir para anular um pouco a vantagem dos S2000 nos pisos de terra.

Como já se referiu, Bernardo Sousa surge à cabeça desta tabela pontual, mas o piloto do Mitsubishi Evo IX terá de se haver com a esperada oposição dos experientes Adruzilo Lopes (Subaru Impreza WRX) e Fernando Peres (Mitsubishi Evo IX), que deve estar muito moralizado depois de ter começado a defesa do título dos Açores com um triunfo. Também a ter em conta neste particular surgem ainda os nomes de Vítor Sá, que no Continente troca o S2000 que faz correr na Pérola do Atlântico por um Subaru Impreza WRX, bem como Vítor Lopes em igual máquina.

Referência ainda para os homens do Challenge C2/Total, em que Paulo Antunes é claramente o homem a bater, não fosse ele o detentor do ceptro e o líder da classificação. Logo atrás surgem Carlos Costa e Rodrigo Ferreira. Quanto ao Troféu Regional de Ralis do Douro (VSH), calendário para o qual a prova do FCP também é pontuável, teremos Júlio Bastos a lutar pela defesa da liderança, enquanto José Vieira e José Gomes, segundo e terceiro classificados respectivamente, vão ser os nomes a atacarem a primeira posição da tabela pontual.

Fonte: FPAK 18/04/2008