CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
A vibração e o espírito de conquista estão de regresso com a participação do Lagos Team na prova que abre o "Dakar Series". A formação patrocinada pela Caixa Geral dos Depósitos apresenta-se na sua força máxima neste novel "Rali da Europa Central", a disputar entre 20 e 26 de Abril, com o categorizado Carlos Sousa ao volante do seu Volkswagwen Race Touareg, superiormente acompanhado nas motos por Hélder Rodrigues e Ruben Faria. Um trio de excelência, seguro e competitivo, que é um garante de prestígio e qualidade para as marcas portuguesas que lhe estão associadas.

Face à classe intrínseca dos seus componentes, exponenciada pelas condições de trabalho disponibilizadas e pelo programa de preparação que tem sido cumprido, não há que hesitar em afirmar que estamos em presença de uma equipa que vai lutar pelos lugares do topo deste duro evento de Todo-o-terreno que abre caminho a um novo desafio competitivo, feito de provas diversas e diferenciadas, como é o "Dakar Series".

Um muito ansiado regresso ao activo para os três pilotos de TT da equipa "Lagos/CGD" que vão participar neste "Rali da Europa Central", uma prova que têm a duração de sete dias, num total de 2.600 quilómetros, dos quais 1.100 com o cronómetro a correr. Sendo este um rali completamente novo, desenhado e distribuído por percursos que correm Hungria e a Roménia, terá as características de uma "baja", com especiais duras e difíceis, para um total de sete etapas. Será uma prova mais ao jeito dos pilotos habituados à diversidade de percursos, entre zonas rápidas, mas não muito extensas e zonas de curvas mais encadeadas. Pela sua experiência competitiva, nomeadamente pelos tradicionais percursos portugueses da especialidade, os pilotos do Lagos Team terão certamente uma palavra a dizer na luta pelas posições cimeiras.

Neste retornar às competições internacionais, em que ambos os "motards" apostam numa Honda 450 como veículo de acesso aos lugares de sucesso, a organização atribuiu a Hélder Rodrigues o número 5, enquanto o seu companheiro de equipa Rúben Faria escolheu o número 13. Ambos gozam de um elevado prestígio internacional e, como já se frisou, será oportuno esperar deles resultados relevantes. Em termos de preparação prévia, Hélder Rodrigues esteve mais activo em competições oficiais do Nacional de Enduro, enquanto o piloto algarvio preferiu um outro tipo de treino, fora dos olhares das pistas de corrida.

No que respeita a Carlos Sousa e ao seu habitual navegador Andy Schulz, ambos estão integrados na equipa oficial da Volkswagen Motorsport, apesar de na lista de inscritos aparecerem identificados como Lagos Team,. O seu Race Touareg - que já tinha sido preparado para o Dakar - ostentará o número 209. Como curiosidade, refira-se que a equipa oficial do construtor alemão tem ao volante dos seus carros cinco pilotos com diferente nacionalidade.

Carlos Sousa: "Estou desejoso de voltar às competições. Parto com um optimismo ponderado, porque estão lá todos os nossos maiores adversários, quer nas marcas, quer entre os pilotos. Numa prova como a que vamos enfrentar, pode ser que o percurso seja mais ao nosso jeito, mas, por enquanto, ainda é uma incógnita. Faz sentido que o rali seja no centro da Europa, mas acredito que as pistas onde vamos correr sejam do tipo das "bajas" portuguesas. Será uma boa preparação para as Dakar Series do ano que vem", disse o piloto português com mais sucesso no estrangeiro.

Os objectivos do piloto da Caixa Geral de Depósitos e da TMN são: "na melhor das hipóteses chegar ao Pódio, mas tudo o que seja ficar nos cinco primeiros será excelente. Vamos esperar para ver, mas estou cheio de vontade de dar o máximo com o Volkswagen Race Touareg", completou Carlos Sousa.

Hélder Rodrigues e Ruben Faria, a dupla de pilotos de motos do Lagos Team, serão os principais defensores das cores nacionais: "Parece-me que vai ser uma prova ao sprint todos os dias, mas, como é uma corrida nova, temos de atacar, para conseguir o objectivo de subir ao pódio", referiu Hélder Rodrigues, o piloto que tem aproveitado o Nacional de Enduro para treinar, "Escolhemos passar a utilizar a Honda 450 neste género de corrida, porque nos parece ser mais competitiva e fácil para andar rápido."

Já com um bom nível de preparação, Hélder Rodrigues, pensa que pode encontrar um bom ritmo, junto com o seu colega de equipa, Ruben Faria, e quem sabe, conseguirem lutar pelos lugares cimeiros: "Estive muito tempo parado, mas não desleixei a preparação física. Será sempre uma prova difícil, provavelmente com as temperaturas baixas. Tenho treinado de moto e sei que estou preparado para alcançar um bom resultado. No que diz respeito à moto, posso dizer que estou muito habituado a andar depressa com esta Honda, mas acho que podemos encontrar algumas dificuldades para fazer a navegação se andarmos entre os pilotos da frente. Acredito que o nosso principal problema vai ser mesmo a navegação", explicou Ruben Faria que alinhará com o número 13, "sem qualquer superstição".

Como remate e no intuito de colocar um ponto final em pressupostos sem fundamento que têm vindo a público, refira-se que só após este "Rali da Europa Central" o Lagos Team anunciará a programação e calendário competitivos futuros, visto os mesmos estarem ainda em fase de elaboração e negociação com diversas entidades.

Fonte: Infordesporto 15/04/2008

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