CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
A segunda jornada do Campeonato Nacional de Ralis Norte, trouxe a Famalicão a "vida" que tem faltado aos ralis em Portugal. A exemplo de edições anteriores, o Rali de Famalicão voltou a ser marcado pela positiva: quer em número de inscritos, que por sinal foi exactamente o de participantes; quer ao nível do público – uma multidão de fazer inveja a qualquer grande acontecimento desportivo.

Emoção e competitividade foram ingredientes comuns ao longo das quatro especiais de classificação, Calendário/Fradelos, com uma nova versão do miolo para o final, e a tradicional Requião/Telhado.

Manuel Pinheiro e Paulo Marques estrearam-se a vencer, e, logo em casa! A dupla do Citröen ZX estava no sítio certo após o abandono do primeiro líder – Luís Mota (aquecimento do motor do Mitsubishi) e Bruno Costa (quebra do veio do amortecedor do Toyota Celica), para assumir o comando das operações após a segunda especial, primeira passagem por Requião.

Na segunda parte do rali, a dupla da casa mais não fez do que manter o ritmo e assegurar uma vitória “marcante” para este jovem piloto que estava delirante na chegada ao parque fechado instalado nos paços do concelho: "Estávamos confiantes num bom resultado, mas, talvez nunca pensa-se que seria possível vencer, e logo em casa! Os pisos estavam impecáveis e o carro muito competitivo. Fomos regulares e merecemos a vitória", afirmou no final Manuel Pinheiro, que lidera agora o Campeonato Regional Norte.

António Oliveira e António Campos levaram o Peugeot 2005 ao segundo posto, após um duelo aceso com a dupla Jorge Leite/Estefânio Pinto. O piloto que venceu a prova em 2006, fez valer a experiência e conhecimento do carro francês para se impor ao piloto do Nissan Sunny. Jorge Leite manteve-se sempre na luta e, mesmo sendo segundo nas duas derradeiras especiais não foi suficiente para destronar da segunda posição o piloto nortenho.

Já muito distante dos lugares do pódio, Sergio Oliveira – que bem que se deu com o volante, atribuiu as responsabilidades das notas ao habitual piloto – José Vieira. Na prova de estreia em terra, o piloto vimaranense utilizou a “regularidade” para se destacar na quarta posição final, na frente da dupla Rui Soares/Bruno Gonçalves em Peugeot 205 Gti.

Numa prova que teve à partida os mesmos 26 inscritos, apenas 14 lograram chegar ao final. A jornada de Famalicão foi dominada pelos carros de duas rodas motrizes. Depois dos abandonos dos principais candidatos, em carros de tracção total, o primeiro 4x4 surge apenas na sexta posição.

António Dias e António Oliveira em Toyota Celica opuseram-se à dupla Manuel Pinto/José Mota que estrearam em Famalicão um Renault Megane 4x4, acusando alguma falta de entrosamento com o carro da marca francesa.

Classificação Final:
1º Manuel Pinheiro/Paulo Marques (Citröen ZX) 35m14,6s
2º António Oliveira/António Campos (Peugeot 205 Gti) a 21,4s
3º Jorge Leite/Estefânio Pinto (Nissan Sunny) a 34,9s
4º Sérgio Oliveira/José Vieira (Citröen AX) 2m01,6s
5º Rui Soares/Bruno Gonçalves (Peugeot 205 Gti) a 2m57,2s
6º António Dias/António Oliveira (Toyota Celica) a 3m42,5s
7º Manuel Pinto/José Mota (Renault Megane 4x4) a 3m44,9s
8º Firmino Peixoto/Isac Pedroso (Citröen AX) a 4m22,6s
9º Ricardo Sousa/José Couto (Suzuki Swift) a 6m00,4s
10º Pedro Martins/David Guedes (Opel Corsa 1.3) a 7m27,2s
11º Manuel Miranda/Manuel Oliveira (Peugeot 205 Gti) a 7m34,8s
12º Nuno Monteiro/Jorge Lemos (Citröen AX) a 7m53,7s
13º Bruno Ferreira/Miguel Ribeiro (Seat Ibiza) a 9m00,6s
14º Filipe Martins/Sérgio Sousa (Fiat Cinquecento) a 22m12,4s

Classificação Campeonato:
1º Manuel Pinheiro, 40 Pontos;
2º Jorge Leite, 31;
3º Rui Soares, 26;
4º Luís Mota, 23;
5º Júlio Bastos, 21

Pedro Rodrigues impôs-se na Prova Extra
A exemplo do Campeonato Regional também, na prova Extra, uma dupla famalicense saiu na frente. Pedro Rodrigues e Sérgio Rocha, também se estrearam a vencer, com o Subaru Impreza ex: Vítor Pascoal.

O piloto que estava ausente da competição aproveitou para rodar e conhecer o novo carro em ritmo de corrida. Os bons pisos, a grandeza e visibilidade que o rallye de Famalicão tem no calendário nacional dos ralis, cativa grandes pilotos a participar. Desta forma, foi notório o relevo que a prova Extra trouxe à jornada do Regional.

Com Ricardo Costa a ficar pelo caminho – diferencial partido, logo na segunda especial, Pedro Rodrigues assumiu a liderança do rali e manteve-se por lá até final. Vítor Lopes atrasou-se logo na classificativa de abertura, quando uma penalização de quatro minutos o arredou de lutar pelo triunfo “o carro escusou-se a pegar”, ficando-se pelo terceiro posto, atrás de Nuno Barroso Pereira. O piloto do Porto regressou ao 4x4 com que disputou duas temporadas do nacional e, a regularidade e seriedade que imprimiu garantiu-lhe a segunda posição.

Na quarta posição terminou a dupla Manuel Castro/Luís Costa. Um teste com o Mitsubishi com que o piloto nortenho se prepara para realizar o nacional de ralis. Pedro Silva e Vítor Martins, colocaram o Fiat Punto “com pouca preparação” no quinto lugar, vencendo o Grupo A – carros de duas rodas motrizes; na frente de mais uma dupla da “terra, José Janela/André Cortinhas; enquanto que na estreia, José Carvalho e Miguel Marques fecharam o grupo de equipas que terminaram esta competitiva e animada prova Extra.

Classificação Final:
1º Pedro Rodrigues/Sérgio Rocha (Subaru Impreza WRX) 33m05,0s
2º Nuno Barroso Pereira/Nuno R. Silva (Subaru Impreza WRX) a 37,6s
3º Vítor Lopes/Fernando Miguel (Subaru Impreza WRX), a 01m19,4s
4º Manuel Castro/Luís Costa (Mitsubishi Lancer EVO VII) a 01m55,8s
5º Pedro Silva/Vítor Martins (Fiat Punto) a 3m14,6s
6º José Janela/André Cortinhas (VW Pólo) a 3m40,4s
7º José Carvalho/Miguel Marques (Citröen C2) a 5m46,2s

Fonte: Infordesporto 01/04/2008