CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
É já um clássico dos Regionais! O Rali de Famalicão regressa aos velhos tempos, passando das quatro dezenas de inscritos. Uma referência no panorama do desporto motorizado nacional, principalmente pelo número de praticantes nas diversas áreas da modalidade, Famalicão é líder em emoções.

Para além disso são muitos os apaixonados que acompanham de forma entusiástica as provas automobilísticas, quer dentro da região, quer mesmo fora dela, em todo o país. Estes factores fazem de Famalicão uma referência incontornável no deporto motorizado.

Pelo nono ano consecutivo, Famalicão recebe uma prova pontuável para o Campeonato Regional Ralis/Norte, num evento que conta com o apoio da Câmara Municipal de Famalicão, da A Cimenteiro do Louro, da Daro, das Carnes Seara, da Bricoonda, e da MCSport Design. Desta forma, voltam-se a rasgar os caminhos da cidade ex: libris dos automóveis, para mais uma iniciativa da Secção dos Desportos Motorizados do FC Porto, que vai já na sua 19ª edição (incluindo uma década, aquando do Campeonato de iniciados). Com uma lista de inscritos que ascendeu ás quatro dezenas, a segunda jornada do Regional Norte, tem partida da Praça Coopertino de Miranda – a continuidade em levar os automóveis ao publico no reencontro com o centro da cidade, e chegada aos Paços do Concelho; enquanto que o parque de assistência (a ser visitado por três vezes) será instalado no parque da feira.

Prever um vencedor, num leque tão variado de potenciais candidatos, será como acertar no "euromilhões". Se levar em linha de conta os últimos resultados alcançados nas últimas edições, a vitória poderá ser discutida até ao último quilometro. Nas últimas oito edições, por sete vezes o lugar mais alto do pódio foi ocupado por famalicenses. Este ano e, face à ausência do vencedor de 2007 – Alfredo Guimarães e outros potenciais, será prematuro antecipar previsões. No entanto, face ao 4x4 que utiliza e à sua experiência, Luís Mota lidera as apostas.

O figurino delineado foi ligeiramente alterado, com principal incidência no miolo e parte final da especial de Calendário/Fradelos, agora mais longa. A especial de Requião/Telhado mantém-se inalterável em relação a 2007. Uma só etapa, dividida por duas classificativas a percorrer por duas vezes, contabilizam 37,08 kms cronometrados, no total de 94,78 kms, incluindo o percurso de ligação.

Rica prova Extra
Oito carros de tracção total transmitem uma competitividade "Extra" ao rali. Nomes bem conhecidos do panorama nacional dos ralis deslocam-se a Famalicão para abrilhantar uma prova rica em acontecimentos. Pedro Meireles, Vítor Lopes, Nuno Barroso Pereira e Pedro Rodrigues, todos em Subaru Impreza; e os Mitsubishi’s de Ricardo Costa e Manuel Castro, são os principais favoritos entre os quinze inscritos. Quanto ao percurso a utilizar, este será em tudo igual aos concorrentes do Regional.

Fonte: infordesporto 26/03/2008