CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL

Tradicionalmente uma das primeiras jornadas do ano, o Rali TT Esporão vai, esta época, abrir as hostilidades do agora rebaptizado Campeonato de Portugal “Vodafone” de Todo-o-Terreno.

Com alguns nomes de monta ausentes, como é o caso do vencedor do ano passado Nuno Inocêncio, não será por isso que a prova levada à cena pela Secção de Motorismo da Sociedade Artística Reguenguense será menos animada. Na verdade, não pelos ausentes, mas sim pelos presentes e pelos argumentos que prometem apresentar bem que se pode dizer o oposto. Miguel Barbosa vai, mais uma vez, dar início à defesa do ceptro se bem que não com a X-Raid, formação com a qual encetou negociações, mas sim com a Dessoude e o seu já conhecido Proto Dessoude 05 que no ano passado lhe permitiu dominar o Campeonato com seis vitórias em oito possíveis.

No entanto, desta feita o piloto lisboeta vai contar com adversários directos muito fortes, já que Filipe Campos vai também rodar, pelo menos durante a primeira metade da época, com um Proto Dessoude 05, enquanto Pedro Grancha vai estrear a Nissan Navara Off Road preparada na África do Sul para tentar recuperar o ceptro conquistado em 2006 e perdido no ano passado. Um trio forte que deixa antever luta muito animada nesta primeira ronda do ano, mas também nas que se seguem, já que bons resultados por parte de Campos e Grancha poderão valer a utilização das suas competitivas máquinas até final da temporada.

Pedro Gameiro será certamente também um dos nomes a ter em conta. Fazendo uso da Nissan Navara que fez parte da formação oficial espanhola o piloto promete ser um dos que vai andar na luta pelas posições mais cimeiras, podendo mesmo vir a entrar na luta pelo ceptro. Enquanto isso, João Ramos apresenta-se como o primeiro homem a fazer frente à armada da Nissan. Aos comandos do Toyota Rav4 Diesel, o piloto de Vila Nova de Gaia é reconhecidamente rápido e é a cara de um projecto totalmente nacional que tem vindo a ser desenvolvido pela marca.

Enquanto isso, no agrupamento T2 não haverá lugar a revalidação do ceptro por parte do Campeão Nacional, já que Américo Santos, depois de ceptros conquistados, não alinhará no Campeonato de Portugal “Vodafone” de Todo-o-Terreno, o mesmo se passando com o vice José Miguel Ruas. Uma situação que deixa a porta aberta para Adélio Machado e Hélder Oliveira, enquanto Pedro Silva Nunes e Dinis Lucas apresentam como argumentos o Pajero DiD para também entrarem na luta pelo título.

Em termos de figurino a prova da agremiação Reguenguense não apresentará grandes diferenças face ao formato estreado no ano passado. Assim sendo, o Rali TT Esporão contará com uma Super Especial de 5 km a disputar a partir das 16h00 de sexta-feira, 29 de Fevereiro, seguindo-se a dupla passagem pelo Sector Selectivo de 146 km a partir das 9h00 de sábado e que levará os pilotos a rodarem pelas belas paisagens das planícies alentejanas.

Mais informações: Sociedade Artística Reguenguense: Tel. 266 503 732 — Fax 266 503 732 – E-mail:
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. – Internet: www.sar-motorismo.org.


Fonte: FPAK 28/02/2008