CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
Depois das inovações do ano passado, a FPAK volta, em 2008, a apresentar novidades, dando assim continuidade ao esforço de tornar as competições mais atraentes e emocionantes para pilotos e fãs do automobilismo, como se pôde comprovar em 2007 com as introduções do Open de Ralis e do PTCC, dois campeonatos que se revelaram verdadeiros sucessos.

Além dos novos traçados que vão fazer parte dos calendários do PTCC e dos Clássicos de Circuitos, que deverão passar por Portimão e da possível realização de um circuito citadino em Ponta Delgada, este a fazer parte do novo Troféu Ibérico ITCC, a FPAK procedeu a interessantes alterações naquele que era conhecido como Open de Velocidade e que passa agora a ser disputado em duas competições distintas.

Se até ao ano passado se assistia a corridas em que Protótipos e Turismos rodavam em conjunto em tiradas de resistência de 50 minutos, este ano os amantes do automobilismo vão passar a contar com dois novos Campeonatos e mais fins-de-semana competitivos, já que os Campeonatos de Portugal de Resistência Sport Protótipos e Turismos e GT terão datas próprias, ao contrário do que acontecia com o Open, que integrava as jornadas do PTCC e Clássicos.

Como se torna fácil de ver pelas nomenclaturas dos dois Campeonatos, um será reservado a viaturas de Sport e Protótipos, enquanto o outro será reservado a viaturas de Turismo e GT. Mas não é tudo. Cada uma destas duas novas propostas apresentadas pela Federação para esta época desportiva permite, também, a participação de Clássicos à semelhança do que acontece com o Open de Ralis. Dois figurinos que se deverão revelar muito interessantes e que colocarão em confronto directo máquinas de outros tempos com bólides bem mais actuais e a verdade é que, se a fórmula funcionou de forma tão emocionante no Open de Ralis, tem também tudo para proporcionar grandes espectáculos nos circuitos.

Em termos de fórmula de competição, o Campeonato de Turismos e GT será composto por duas sessões de Treinos Livres de 25 minutos cada e uma sessão de Cronometrados de 30 minutos, na qual os dois pilotos de cada equipa terão de efectuar, pelo menos, três voltas cronometradas. No que toca às corridas, estas terão uma distância de 180 a 200 km e um tempo máximo de 90 minutos, sendo obrigatórias pelo menos duas paragens para troca de pilotos, com a duração de um minuto cada, mas que nunca se poderão realizar nas cinco primeiras nem nas cinco últimas voltas da corrida, e turnos de condução mínimos de 35 minutos.

No que toca aos Sport Protótipos, o figurino dos treinos é em tudo igual ao dos Turismos e GT, com as diferenças a verificarem-se nas corridas, que terão uma duração total de 60 minutos, durante os quais cada equipa terá de efectuar uma paragem para troca de pilotos durante 60 segundos entre os minutos 25 e 35.

No que respeita a pontuações não há qualquer diferença entre estas duas novas propostas competitivas apresentadas pela FPAK, com lugar a uma classificação geral e tabelas pontuais de grupos em cada um dos Campeonatos, não esquecendo o facto de a Volta Mais Rápida valer dois pontos e a pole um, caso seja assinada pelo autor da melhor volta da corrida, ou de cada um dos grupos.

Os Campeonatos serão compostos por seis jornadas que se disputarão nos circuitos do Estoril, Braga e Vila Real com o início em Junho e o final da temporada em Novembro.