CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
Uma tarde recheada de bons resultados, a 2ª jornada das finais da I e II Divisões dos Campeonatos Nacionais de Clubes em Pista Coberta. Mas comecemos pelos clubes, Sporting em masculinos e Porto em femininos fizeram a festa do título indoor 2010.

Em masculinos, o Sporting que na primeira jornada tinha terminado com os mesmos pontos que o Benfica, foi mais forte na segunda jornada, somando mais 10 pontos que os rivais, vencendo com 100 pontos, contra 90 do Benfica e 66 do Porto.

Em femininos, o Porto interrompeu a hegemonia leonina dos últimos 15 anos e venceu com 99 pontos. O Sporting somou 86 pontos e a Juventude Operária Monte Abraão foi 3ª classificada com 69 pontos, os mesmos do Benfica que foi 4º classificado.

Individualmente, muitos resultados a merecerem destaque, mas o momento da tarde é atribuído a Marco Fortes, que venceu o Peso com 20.23 metros, marca que é em simultâneo Recorde de Portugal de Pista Coberta e mínimo para os Mundiais Indoor, que se realizam em Doha no início do mês de Março. Em termos Europeus, Marco Fortes é agora 9º na lista de 2010 e 18º na lista mundial.

Antes, já outro recorde tinha caído em Pombal, mas de Juniores. Nos 60 metros barreiras, Eva Vital do Benfica venceu em 8.37, retirando 11 centésimos à anterior marca que já lhe pertencia.

Ainda nas Barreiras, João Almeida do Sporting isolou-se como 3º melhor português de todos os tempos, terminando a prova com 7.88 segundos, protagonizando mais um dos bons resultados da tarde.

Nos 3000 metros femininos, Ana Dulce Felix, que na véspera já havia ganho os 1500 metros, fez uma corrida contra o tempo, terminando em 8:56.84, muito perto dos mínimos na distancia para os Mundiais de Pista Coberta (8:55.00).

Referência ainda para a vitória do benfiquista Diogo Ferreira no Salto com Vara, que com 5.02 metros, bateu pela primeira vez o seu colega de treino Edi Maia do Sporting, que se ficou pelos 4.82.

Diogo Ferreira tentou ainda transpor a fasquia a 5.20 metros, mínimo para os Campeonatos Iberoamericanos, e na segunda tentativa deixou a ideia que esta marca pode ser alcançada brevemente.

O Grupo Desportivo do Estreito em femininos e o Clube Sport Marítimo em masculinos, sagraram-se campeões da II Divisão.

Fonte: FPAtletismo 14/02/2010