CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
A saltadora portuguesa está lesionada no calcanhar e não quis correr o risco de um possível agravamento da inflamação. Nélson Évora também não estará presente por opção.

Naide Gomes é a grande ausente no contingente português para a Final Mundial da IAAF, neste fim-de-semana, em Salónica (Grécia), devido a uma lesão no calcanhar. A saltadora do Sporting falha assim a defesa do título conquistado em 2008, face às queixas que já a afectaram nos Mundiais de atletismo, em Berlim, no mês passado, onde não foi além do quarto lugar na final do salto em comprimento.

Também Nélson Évora está no lote de ausências de peso. O campeão olímpico e vice-campeão do Mundo no triplo salto não estará presente por opção.

No entanto, as aspirações portuguesas de um bom resultado são sustentadas por Inês Monteiro e Dulce Félix nos 5000 metros. A missão será complicada em virtude do leque de adversárias: cinco etíopes, três quenianas e duas norte-americanas, entre elas muitas medalhadas dos recentes Mundiais de Berlim. As atletas portuguesas competirão às 17:55 locais (15:55 em Lisboa) de sábado.

A final Mundial da IAAF prevê prémios para todos os participantes, nomeadamente 30.000 dólares para os vencedores, 20.000 para os segundos e 12.000 para os terceiros. Os oitavos ainda recebem dois mil dólares, o dobro do que caberá aos atletas que se classifiquem entre o nono e o 12.º lugares, nas corridas longas.

O jamaicano Usain Bolt, campeão e recordista mundial dos 100 e 200 metros será a grande atracção da prova. Desta feita, competirá apenas nos 200 metros, deixando os 100 para o norte-americano Tyson Gay e o seu compatriota Asafa Powell.

Fonte: SAPO Desporto 09/09/2009