CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
Estão definidos os objectivos da selecção nacional para o Campeonato de Europa de equipas em atletismo, consistindo maioritariamente em manter o lugar na superliga, obter novos recordes nacionais e atingir algumas vitórias nas provas nas quais entrarão atletas portugueses.

O Campeonato, que se iniciará no próxima fim-de-semana no Estádio Municipal de Leiria, contará com a presença da selecção portuguesa, constituída por 41 atletas, sendo que muitos deles contam já com experiência e vitórias a nível olímpico, dos quais se destacam Nélson Évora, Naide Gomes e Rui Silva.

O primeiro mencionado vai competir nas provas de salto em comprimento e triplo salto, na qual conquistou a medalha de ouro na última edição dos Jogos Olímpicos em Pequim (2008).

O seleccionador nacional, José Barros, destacou que “vamos lutar com os melhores do mundo, entre 12 super-potências, mas tenho a certeza que todos vão dar o melhor, pois há a motivação extra de competirmos em Portugal”, lembrando igualmente que Portugal dispõem unicamente de 13.000 atletas federados, entre os quais "só parte são seniores ou estão na alta competição".

O técnico nacional enalteceu o poderio do conjunto de atletas que compõem a equipa portuguesa, afirmando inclusivamente que "é a melhor que temos. Felizmente houve dúvidas, em função dos resultados, o que é bom sinal. Temos uma equipa com as qualidades e pontos menos positivos típicos do que acontece no nosso atletismo".

Realce-se que na convocatória da selecção nacional ainda não estarem definidos os alinhamentos das estafetas e dos respectivos atletas em algumas provas.

A equipa portuguesa vai-se reúne-se a partir da próxima quinta-feira, num encontro marcado para as 19.00h, num hotel localizado em Fátima.

Fonte: Infordesporto 15/06/2009