As formações masculina e feminina do Sporting, que irão competir em Castellón no fim-de-semana na Taça dos Clubes Campeões Europeus, vão tentar ganhar os lugares do pódio às favoritas equipas russas.
A equipa masculina do Sporting já se sagrou campeã na Europa em 2000, alcançou a segunda posição numa ocasião e a terceira classificação em cinco outras tentativas. A formação não foi além do quinto lugar na temporada passada, ressentindo-se da ausência, por lesão, de Rui Machado.
Já a formação feminina tem como melhor prestação dois quartos lugares, nas temporadas de 2002 e 2003. Fora da competição nas épocas de 2006 e 2007, a equipa voltou à prova europeia o ano passado com uma vitória no grupo B, voltando assim ao escalão principal da competição.
Os conjuntos russos do Luch deverão ser os favoritos às três primeiras posições, uma vez que desde 1997 que o clube ganhou por 10 vezes no sector masculino e 11 vezes no sector feminino. De resto, a competição ao clube leonino não deverá ser muito forte, uma vez que já são poucos os clubes europeus que investem no atlestismo, ao contrário do Sporting que compõe quase por completo a selecção nacional de atlestismo.
O clube de Alvalade irá fazer-se representar através de Francis Obikwelu, (100, 200 e 4x100m), Rui Silva (1500 e 3000 m), Carlos Calado (triplo), Marco Fortes (peso) e, no sector feminino, Sandra Teixeira (1500 e 3000 m), Naide Gomes (comprimento) e Vânia Silva (martelo).
Lista das equipas concorrentes:
- Masculinos:
Luch Moscovo (Rússia)
AK Kromeriz (República Checa)
AK Spartak Dubnica (Eslováquia)
G.A. Fiamme Gialle (Itália)
Sporting (Portugal)
Playas de Castellon (Espanha)
Newham & Essex Beagles (Grã-Bretanha)
Sparta Copenhaga (Dinamarca)
- Femininos:
Luch Moscovo (Rússia)
Valencia Terra I Mar (Espanha)
Enka Spor Kulubu (Turquia)
C.S. Esercito (Itália)
USK Praga (República Checa)
Sporting (Portugal)
Maccabi (Israel)
Fonte: Infordesporto 29/05/2009