CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
Com muitos êxitos internacionais acumulados e após um ponto final na carreira olímpica, Francis Obikwelu abraçou um novo desafio. Para além de se dedicar à Fundação, que tem o seu nome, o velocista está a dar os primeiros passos como treinador.

"É muito gratificante. Acumulei experiência enquanto atleta e tenho muito a dar aos mais novos, apesar de eu próprio também estar a aprender como treinador", confessou, orgulhoso.

O primeiro pupilo de Obikwelu é o nigeriano Olusoji Fasuba, campeão mundial de pista coberta em 2008 e recordista africano dos 100 metros. "É um grande atleta que tem muito para aprender. Tem 23 anos e acho que tem um grande potencial. Vamos tentar baixar a marca que o tornou recordista de África e fazer com que esteja em bom nível nos próximos jogos olímpicos", referiu.

Para além do novo desafio, o luso-nigeriano dedica tempo à Fundação Francis Obikwelu, pois considera que "o objectivo passa por melhorar a vida de alguns jovens e ajudar a fazer campeões", destacou.

Aos 31 anos, Francis continua a treinar para cumprir o contrato que ainda o liga ao Sporting e vai representar o clube na Taça dos Campeões Europeus, em Maio.
Nigeriano aposta em Londres'12

Olusoji Fasuba é o primeiro atleta do agora treinador Francis Obikwelu. O nigeriano, recordista africano dos 100 metros, recuperou recentemente de uma lesão e está a tentar regressar à sua melhor forma.

"Necessito melhorar a minha técnica e acredito que posso melhorar imenso de forma a conquistar vários títulos. O meu objectivo passa por estar em bom nível nos Jogos de Londres", destacou.

O atleta chegou a Portugal no final de Janeiro e está a gostar do trabalho que está a realizar em Albufeira. "É muito bom trabalhar com o Francis. Ele tem muito para me ensinar e um bom relacionamento com a Federação Africana de Atletismo que também é importante", salientou.

Fonte: O Jogo 09/04/2009