CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
Os marchadores portugueses vão procurar surpreender a concorrência estrangeira, sábado, nos 20 quilómetros de marcha atlética do 18º Grande Prémio de Rio Maior, disse hoje o director técnico da prova, Jorge Miguel.

No sector masculino, a organização destaca o norueguês Erik Tysse, que venceu a competição riomairense em 2008, o mexicano Jesus Sanchez, o bielorrusso Ivan Trotsky, o alemão André Hohne, o chinês Hão Wang e o italiano Giorgio Rubino, dos 37 inscritos.

"Os irmãos João e Sérgio Vieira, ambos do CN Rio Maior, são, teoricamente, candidatos aos primeiros lugares, entre os portugueses, mas tanto o António Pereira (JOMA) e Augusto Cardoso (FC Porto) estão muito fortes e poderão causar surpresas", advertiu Jorge Miguel, em declarações à Agência Lusa.

Nas mulheres, a norueguesa Kjersty Platzer, vencedora da medalha de prata em Pequim 2008 e vencedora da prova de Rio Maior em 2008, a russa Tatiana Sibileva, a alemã Sabine Zimmer Krantz, a romena Cláudia Steff e a irlandesa Olive Laughnane são os "nomes mais fortes", entre as 27 inscritas.

"As portuguesas Vera Santos (JOMA), Inês Henriques (CN Rio Maior) e Ana Cabecinha (CO Pechão) deram um salto muito grande e já estão ao nível da Susana Feitor (CN Rio Maior), podem discutir os lugares da frente. Até porque, este ano temos a qualificação para o Mundial de Berlim e, tal como para os Jogos Olímpicos só irão três atletas. Em Rio Maior, vai ser o primeiro grande embate entre as portuguesas", frisou Jorge Miguel, classificando de "incógnita" qual será a melhor atleta portuguesa na prova.

Antes da competição internacional, que no sector feminino começa às 17:00 e no masculino às 17:30, vai realizar-se uma prova de promoção (2 km), a partir das 15:30, para os escalões jovens e uma légua de marcha de promoção, para juvenis, juniores, seniores e veteranos, contando com cerca de 70 atletas por prova, a partir das 15:50.

Fonte: O Jogo 02/04/2009