CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
O australiano Steve Hooker, campeão olímpico do salto com vara em Pequim, conseguiu a proeza de ultrapassar a fasquia a 6,06 metros no salto com vara no decorrer do meeting de pista coberta de Boston, nos Estados Unidos.

Só para se ter uma ideia do alcance da marca de Hooker, bastará dizer que há mais de dez anos que ninguém conseguia saltar tanto. Ou seja, o homem da Oceânia parece ser, finalmente, o primeiro de uma série de candidatos ao longo das duas últimas décadas a atentar contra o reinado do ucraniano Sergey Bubka que, como é sabido, é o recordista mundial da especialidade com 6,15 m em pista coberta e 6,14 ao ar livre, conseguidos em 1994.

Hooker, de 27 anos, cujo melhor salto era de 6,01m alcançado há um mês nos Milrose Games de Nova Iorque, passou os 6,06 m à terceira tentativa, colocando depois a fasquia nos 6,16 m com o objectivo de bater a marca de Bubka.

Mas todas as tentativas se revelaram falhadas. "Na terceira tentativa fiz uns ajustes nos postes e esse acabou por ser o meu melhor salto. Acontecerá numa próxima oportunidade, só preciso de ser mais competitivo", disse Hooker que ainda acrescentou: "6,06 m é um grande salto para mim. Agora só falta o recorde mundial. Acho que preciso de mais provas para o conseguir. Necessito de pequenos ajustes na minha técnica e mais cedo ou mais tarde o recorde acontecerá", concluiu Hooker que agora se prepara para competir em Donetsk, precisamente a terra natal de Sergey Bubka, Paris e Estocolmo.

Fonte: O Jogo 09/02/2009