CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
A 19ª Meia Maratona de Lisboa2009 volta a ter como objectivo dois novos recordes do mundo, com uma partida exclusiva para a Elite em Algés e não na Ponte 25 de Abril, de onde parte o grosso do pelotão.

Na apresentação da prova, que se disputa a 22 de Março, Carlos Moía, presidente do Maratona Clube de Portugal e organizador da corrida, frisou que à semelhança do ano anterior estão a incentivar os atletas a baterem o recorde do mundo da distância, em femininos e masculinos.

Para tal, o queniano Samuel Wanjiru, campeão olímpico da maratona em Pequim2008, irá participar naquela que é uma das mais prestigiadas meias maratonas do mundo e tentar bater o seu próprio recorde mundial (58.33 minutos).

O vencedor da maratona de Londres em 2005, 2007 e 2008 vai ter como principais adversários o marroquino Jaouad Gharib, medalha de prata em Pequim2008, e o queniano Robert Cheruyot, vencedor da Maratona de Boston em 2006.

No sector feminino, destaque para a norte-americana Kara Goucher, terceira na Maratona de Nova Iorque em 2008 e que tem como melhor marca 66.57 minutos, e para a letã Jelena Prokopku, vencedora da Maratona de Nova Iorque em 2005 e 2006 e quarta na Maratona de Boston em 2008, cujo melhor registo de 68.43.

Ainda não são conhecidos os atletas portugueses, dado que só a 15 de Março se realiza o campeonato nacional de Corta-Mato e só depois pode ser conhecido o lote de lusos que participará.

Este ano, devido ao corte de trânsito que irá acontecer a partir de Fevereiro entre o Cais do Sodré e Santa Apolónia, a Meia Maratona irá sofrer uma alteração no seu trajecto.

A Elite partirá de Algés até ao Cais do Sodré, depois inflecte para o Mosteiro dos Jerónimos (perto do Centro Cultural de Belém), e vai até perto da Cruz Quebrada. Entretanto, o grosso do pelotão partirá da Ponte 25 de Abril e juntam-se os dois grupos em Alcântara.

Destaque ainda para a participação especial de um grupo sul-africano de dança tradicional zulu.

À semelhança das edições anteriores, disputa-se ainda a Mini-Maratona, prova para deficientes motores em cadeira de rodas, ambas domingo, enquanto na véspera terá lugar a Corrida da Amizade, o Passeio Avós e Netos e a prova mini-campeões.

Fonte: Infordesporto 06/02/2009