CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
jessica_augusto
Rui Silva e Jessica Augusto competem no fim-de-semana em meetings da associação internacional de atletismo, cujo circuito de pista coberta prossegue com provas e Estugarda, Alemanha, e Gent, Bélgica.
Iniciado no passado fim-de-semana, em Nova Iorque e Moscovo, o circuito de meetings segue para Estugarda, sábado, com Rui Silva - que já tem mínimos para os Europeus em 1.500 metros - a correr 1.500 ou 3.000 metros.

Domingo em Gent Jessica Augusto, este ano a correr sem clube e muito mais virada para as provas de pista, estará na milha em Gent.

Ausentes Nelson Évora e Naide Gomes, que "descansarão" este Inverno, não competindo a alto nível, as esperanças portuguesas para o Europeu de pista coberta de Turim, Itália, de 06 a 08 de Março, recaem essencialmente em Rui Silva e Jessica Augusto.

O atleta do Sporting, desde a época passada radicado na Maia e a treinar com João Campos, tem estado a contas com várias lesões que, desde o terceiro lugar no Mundial de Helsínquia2005, têm impedido a sua presença nas grandes competições, quer em pista coberta, quer ao ar livre.

Na época passada, estreou-se com um brilhante terceiro lugar no Europeu de Corta-Mato, em Dezembro de 2007, mas sucessivas lesões levaram a que falhasse o Mundial de pista coberta e os Jogos de Pequim, para que tentou mínimos mas sem sucesso.

Este ano, depois de triunfar na S. Silvestre do Porto e de uma presença mediana (em ritmo de treino) numa prova de estrada em Espanha (foi quinto em Jaén), iniciou a época de pista coberta no passado domingo, em Pombal, ganhando sem problemas os 1500 metros da fase de apuramento do Nacional de Clubes, com 3.42,95.

A marca de Rui Silva é mínimo para o Europeu por cinco centésimos e quinto melhor registo europeu do ano.

Também já fizeram mínimos para Turim o lançador do peso Marco Fortes e Arnaldo Abrantes, nos 60 metros, enquanto estão muito próximo desse objectivo as irmãs Eleonor, Sandra Helena e Elisabete Tavares, todas no salto com vara.

O primeiro teste sério à actual capacidade de Rui Silva terá lugar no sábado, no Meeting de Estugarda, no qual aparece inscrito nos 3000 metros, onde também estão previstos o agora americano Bernard Lagat, o queniano Shedrack Korir, o etíope Abreham Cherkos, o argelino Ali Saidi Sief, o ucraniano Sergey Lebed e o italiano Cosimo Caliandro, entre outros.

No entanto, é possível que Rui Silva ainda venha a optar pelos 1500 metros, que continua a ser a sua distância preferida, e, neste caso, encontrará Augustine Choge (Quénia), Mehdi Baala (França) e Derene Mekkonen (Etiópia), entre outros, garantia de uma prova também bastante bem lançada.

Rui Silva estará depois nos Meetings de Estocolmo (18 de Fevereiro) e Birmingham (21), não estando confirmada ainda a sua presença em Liévin, já na terça-feira da próxima semana (10).

Jessica Augusto, que brilhou no Europeu de Corta-Mato em Dezembro (vice-campeã), ganhou as S. Silvestres de Lisboa e Funchal e, em Janeiro, foi oitava numa prova de estrada em Edimburgo e quinta no Cross Itálica, em Sevilha, duas provas bem exigentes.

Abrirá a época de pista coberta em Gent, no domingo, correndo a milha para ganhar ritmo. Depois, apostará então nos 3000 metros (a sua prova para o Europeu), correndo sucessivamente os Meetings de Liévin (10), Valência (14), Estocolmo (18) e Birmingham (21).

Fonte: Lusa 04/02/2009