CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
O ucraniano Sergey Lebid, que no domingo ganhou o oitavo título europeu de crosse, será a maior atracção nas bodas de ouro da Volta ao Funchal, corrida de final de ano que se realiza dia 28 e que foi ontem apresentada na Madeira.

Policarpo Gouveia, organizador da prova, chegou a acordo com o ucraniano antes de este ter ganho em Bruxelas. "Caso contrário, o 'cachet' seria mais elevado", disse-nos. O Funchal vai receber ainda africanos de palmarés recheado, como Eunice Jepkorir (prata em Pequim nos 3000 m obstáculos), Gedo Sule Utura (campeã mundial de juniores dos 5000 m), Lydia Cheromei (vencedora da Maratona de Amesterdão), Josphat Bett (campeão mundial de juniores dos 10 000 m) e Kiprono Menjo (vencedor da São Silvestre Vallecana).

Entre os portugueses, Rui Silva - aquele que mais vezes ganhou no Funchal - estará a defender a vitória de 2007 na São Silvestre do Porto, que se disputa nesse mesmo dia, o que levou Policarpo Gouveia a lamentar a opção do empresário do sportinguista. Assim, será Rui Pedro Silva a assumir o protagonismo luso, ao lado de Manuel Damião, Tiago Rodrigues, António Travassos, Manuel Magalhães, Bruno Jesus e Sérgio Silva.

No sector feminino, Jessica Augusto irá correr na véspera os 10 km da São Silvestre de Lisboa, mas fará os cinco quilómetros da prova funchalense. Para além dela, destaque para Fernanda Ribeiro (recordista de vitórias), Ercília Machado, Joana Costa, Filomena Costa, Cláudia Pereira, Anja Smolders e Karolina Jarzyuska.

Fonte: O Jogo 17/12/2008