CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
A Maratona de Lisboa, a mais antiga prova de fundo realizada na capital portuguesa, disputa-se, este ano, a 7 de Dezembro com uma prova de estafetas como novidade, contando com mais de cinco mil atletas inscritos.

Aquela que é considerada a mais popular maratona de Portugal, conta já com 1.200 atletas inscritos, entre os quais mais de 750 estrangeiros, num total de cinco mil repartidos pelas cinco provas organizadas em simultâneo: maratona, meia-maratona, prova aberta, estafetas e jovens.

Segundo António Campos, responsável da Xistarca, que organiza a prova, o número de inscritos na Maratona pode levar a que cruzem a linha da meta cerca de mil atletas. Como principais favoritos à vitoria encontram-se, em masculinos, o queniano Jonhstone Chebii, vencedor em Barcelona em 2007 (2h12m4s) e o russo Sergey Lukin, cuja melhor marca pessoal é 2h10m57s.

Em femininos, destaque para a heptacampeã nacional Fátima Silva, que em 2007 venceu a prova pela quinta vez consecutiva, e para a russa Oksana Kuzmichova (2h34m42s) e na polaca Dorota Ustianowska (2h38m00s).

Apesar de já contar com 23 anos de existência, António Campos sublinhou que a prova "inovou e modernizou-se" e, este ano, vai estrear, em simultâneo com a Maratona, uma prova de estafetas, inicialmente prevista para 50 equipas, mas, dada a adesão, vão participar 85 formações de quatro atletas, que irão percorrer quatro percursos distintos.

A Maratona Cidade de Lisboa, que tem partida e meta na Praça do Comércio foi reconhecida como prova de interesse público, ao abrigo do despacho nº 21784/2008, publicado a 21 de Agosto em Diário da República.

A prova, organizada pela Xistarca em colaboração com a Associação de Atletismo de Lisboa, conta com o apoio logístico da Câmara Municipal de Lisboa, do Instituto do Desporto de Portugal e, pela primeira vez, com o patrocínio da marca de calçado portuguesa Seaside.

Fonte: O Jogo 26/11/2008