CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
A equipa nacional de atletismo 4x100 metros, que esteve em estágio no Brasil, obteve, em Uberlândia (Minas Gerais), a segunda marca nacional de sempre, com 39,30 segundos.  
Image 
A equipa nacional de atletismo 4x100 metros, que esteve em estágio no Brasil e está a tentar conseguir um lugar entre as 16 melhores do Mundo que lhe permita ter acesso aos Jogos Olímpicos de Pequim, obteve hoje, em Uberlândia (Minas Gerais), no Brasil, a segunda marca nacional de sempre, com 39,30 segundos.

Este tempo fica a doze centésimos do recorde nacional, conseguido na Taça da Europa de 2006, em Salónica, por uma equipa que incluía Francis Obikwelu.

A selecção foi agora composta por Ricardo Pacheco, João Ferreira, Arnaldo Abrantes e Dany Gonçalves.

A tentativa de qualificar uma selecção para os Jogos Olímpicos foi assumida no início do ano pelos responsáveis federativos, atendendo à marca obtida em 2007, sem Obikwelu, que colocava Portugal em 23º do ranking.

Participarão nos Jogos de Pequim as 16 melhores selecções, o que é considerado viável para Portugal, desde que Francis Obikwelu se integre no grupo de jovens velocistas, todos atletas sub-23.

Com este resultado, Portugal sobe ligeiramente no ranking de qualificação olímpica, de 23º para 21º, faltando ainda 22 centésimos para atingir um valor equivalente ao 16º, o que parece perfeitamente viável quando Francis Obikwelu se integrar na equipa, em princípio na Taça da Europa.

Há cerca de um ano a selecção sub-23 que fez 39,37 foi composta por Dany Gonçalves, Arnaldo Abrantes, Ricardo Martins, Yazaldes Nascimento.

Entretanto, em Lisboa, Sandra Teixeira estreou-se na prova de 3.000 m obstáculos ganhando uma corrida de preparação em 10.16,20, contra 10.17,05 da também sportinguista Clarisse Cruz - longe do mínimo olímpico, que é de 9.46,00 e já foi conseguido por Sara Moreira.

Fonte: O Jogo