CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
ATLETISMO

O Vitória de Guimarães apresentou hoje um projecto para fazer renascer o atletismo no clube com o objectivo de criar condições para, dentro de cinco anos, se assumir como candidato a disputar os lugares cimeiros da modalidade a nível nacional.

Segundo Paulo Colaço, professor na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP) e um dos mentores e responsáveis pelo programa, o objectivo imediato não é constituir uma equipa de alto rendimento, mas sim apostar na captação de jovens do concelho de Guimarães ou concelhos limítrofes, na detecção de talentos e na sua formação.

"Rejeitamos desenvolver uma equipa de rendimento através da contratação de atletas, o que nunca seria um trabalho do clube, mas sim fruto do aproveitamento da formação dos outros", disse, explicando a matriz do projecto.

Inicialmente pretende-se atingir áreas como "a promoção da saúde, a aprendizagem técnica e criação de hábitos de prática desportiva junto dos mais jovens" de molde a ajudar a "reduzir os casos de obesidade e sedentarismo infantil", afirmou o responsável.

Além do Vitória, o projecto vai envolver também a Câmara Municipal de Guimarães, que cede as instalações da Pista Gémeos Castro, a Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) e a FADEUP, que empresta igualmente alguns equipamentos e estruturas.

Paulo Colaço falou na importância da ligação com os pais na formação dos jovens e também na massificação da prática da corrida nos menos jovens. Para isso, vai ser também criado o "Projecto Vitória Jogging", que apelará à prática da corrida na vertente da saúde, explicou.

A ideia é fazer com que as pessoas se desloquem para uma área contígua ao parque da cidade e à pista para fazerem exercício orientado, em dias da semana à escolha, com acompanhamento técnico especializado.

O presidente da FPA, Fernando Mota, fez questão de estar presente e frisou o que considera ser a vertente fundamental do processo: "o envolvimento do Vitória de Guimarães, um clube com uma cultura e massa associativas muito enraizadas e que, quando ganhar gosto pelo atletismo, será muito importante para a sua promoção".

"Quem nos dera que nos clubes emblemáticos houvesse projectos como este", apontou Fernando Mota.
O presidente do clube, Macedo da Silva, reconheceu que "a secção de atletismo no Vitória de Guimarães nunca funcionou nas devidas condições" e, por isso, a direcção aceitou o repto lançado pelos responsáveis federativos para levar avante "um projecto a sério e com qualidade na modalidade".

O projecto, que tem início já em Abril, tem uma meta inicial que se estenderá até 2012.

Fonte: Lusa 25/03/2008