CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
Jessica Augusto apurou-se para a final dos 3.000 metros dos Mundiais de atletismo de Valência2008, demonstrando hoje, nas séries, grande segurança e capacidade de correr em ritmos elevados.

Correndo na segunda de duas séries de 3.000 metros, Jessica já sabia que poderiam passar na sua prova as oito primeiras, desde que a corrida fosse lançada para menos de 9.03,00 minutos.
^
A portuguesa não deixou as responsabilidades para outra e ela mesmo puxou, indo para a frente logo nas primeiras centenas de metros.

Ajudou, com esse esforço continuado na liderança, a que fosse a primeira das apuradas para a final por tempos, cortando em quinta com 8.48,51.

Uma marca a apenas cerca de dois segundos do seu recorde pessoal, já desta época, que muito promete para a final de sábado à tarde.

Jessica teve todo o mérito no apuramento, já que por sua acção o grupo se reduziu para sete unidades, numa primeira fase, e depois para quatro - viria na última volta, em quebra, a ceder um lugar para a canadiana Megan Metcalfe.

"O mais difícil está feito…", disse no final, destacando a importância de passar a ronda. Agora, assume que gostava de ficar entre as oito primeiras - "se possível nas cinco melhores, já que tenho a quinta melhor marca das inscritas".

Ganhar à etíope Meseret Defar, a grande favorita, "só em sonhos", mas o top-8, ou mesmo o top-5, parece-lhe "uma meta possível".

"Hoje corri bem, relaxada e tive de fazer quase tudo, elas pouco ajudaram. Na final espero ter uma prova lançada, e que outra vá para a frente", antevê.

"Não vai ser fácil, elas são mais rápidas na parte final, mas sei que também estou bem", acrescenta.

As grandes favoritas, as etíopes Meseret Defar e Meselech Melkamu, ganharam, cada uma delas, uma das meias-finais.
Também seguem em frente a queniana Sylvia Kibet, a marroquina Mariem Salsouli, a neo-zelandesa Kimberley Smith e a canadiana Megan Metcalf.

As inglesas Lisa Dobriskey e Helen Clitheroe, a italiana Sílvia Wessteiner e as russas Yelena Sidorchekova e Olga Komyagina competirão com Jessica pelo estatuto de primeira europeia.

Fonte: Lusa 07/03/2008