CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
O português Nelson Evora, líder destacado de triplo salto a nível mundial, foi eleito Atleta do Mês pela associação europeia de atletismo (EAA). 
Image 
O português Nelson Evora, que por duas vezes em Janeiro melhorou o recorde nacional do triplo salto em pista coberta e é líder destacado da especialidade a nível mundial, foi eleito Atleta do Mês pela associação europeia de atletismo (EAA).

Os resultados da escolha feita pela EAA, anunciados ontem à noite, referem o campeão mundial de Osaca2007 como o melhor no sector masculino, enquanto a sueca Susanna Kallur, que há dias bateu o recorde mundial nos 60 metros barreiras, é a melhor no sector feminino.

Nelson Evora, de 23 anos, começou 2008 de forma impressionante, sempre com vitórias, nas quatro provas em que competiu, e melhorando as suas marcas.

O saltador do Benfica, que também tem resultados de grande qualidade no salto em comprimento, é o grande favorito para os Mundiais de pista coberta que se vão realizar em Valência, Espanha, de 07 a 09 de Março.

Portugal também conseguiu uma boa pontuação, nas escolhas de Fevereiro, para a marchadora Susana Feitor, quarta no sector feminino, atrás de Kallur, da croata Blanka Vlasic (salto em altura) e da maratonista britânica Mara Yamaguchi.

Atrás de Évora ficaram, no sector masculino, o russo Yuri Borzakovski, campeão olímpico de 800 metros, o saltador em comprimento alemão Peter Sapp e o irlandês Robert Heffernan (marcha).

Com recurso ao voto do público, dos jornalistas de atletismo e de especialistas da EAA - cada votação vale 33 por cento do total - a EAA escolhe mensalmente um atleta, que fica automaticamente nomeado para a escolha final de atleta do ano.

Fonte: Lusa