CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
O título de triplo salto que Nelson Évora conquistou em Agosto, resultou ontem em 5.800 euros, convertidos em material escolar para Cabo Verde, depois de o atleta ter leiloado equipamentos seus, em Caneças.

"Achei que devia dar o meu contributo. São as minhas raízes. Espero que atinja o maior valor possível para haver mais condições para as crianças de Cabo Verde", disse Évora.

As origens de Nelson Évora remontam à ilha de São Vicente, de onde os seus pais são naturais. O jantar juntou mais de 100 pessoas que começaram por licitar um lote de fotografias do actual líder da hierarquia mundial do triplo salto (17,11 metros, 13 Janeiro, em Pombal), por 300 euros.

Rita Ferro Rodrigues foi a anfitriã e contou com a ajuda de Isabel Figueira e Diana Chaves. Fernando Tavares, vice-presidente do Benfica para as modalidades, e o presidente da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), Fernando Mota, protagonizaram o "duelo" da noite.

O fato que Nelson Évora usou na obtenção do título mundial e novo recorde foi arrecadado pelo dirigente do Benfica por 2.500 euros, valor muito acima do de mercado (150 euros).

"Só me vou desfazer de uma (sapatilha). Vou ficar com a do pé direito", confessou Nelson Évora, estudante de 23 anos do primeiro ano da licenciatura de Publicidade e Marketing, "embora o foco esteja na carreira desportiva".

O atleta congratulou-se com o "muito bom início de época", mas tem consciência de que será "o alvo a abater" nos próximos Mundiais de pista coberta Valência'2008, em Março, desejando "manter-se entre os melhores do Mundo".

A sapatilha esquerda ficou para João Ganço, treinador de Évora, isto porque Nuno Santana, promotor de marcas e eventos, depois de ter dado 3.000 euros pelo item, achou que o devia oferecer.

"Estou cada vez mais confiante e quero continuar neste nível. Espero, no próximo Inverno, já poder treinar na nova 'oficina' do Jamor, sem frio ou chuva nem as lesões que essas condições provocam", desejou o atleta do Benfica, referindo-se às novas instalações "indoor" pelas quais a FPA se bate há anos e o poder político tarda em concretizar.

Outros atletas do Benfica estiveram presentes, o futebolistas Nelson, os basquetebolistas Miguel Minhava e António Tavares. O velocista Arnaldo Abrantes e o nadador Tiago Venâncio, além dos retirados Vítor Gamito, vencedor da Volta a Portugal de bicicleta de 2000, e Nuno Delgado, "bronzeado" olímpico em Sydney'2000 no judo (-81 kg) foram mais alguns dos ilustres presentes.

A iniciativa "Djunta Mom" ("Junta as Mãos", em crioulo) foi organizada pela Associação Nacional dos Bombeiros Profissionais, a Federação das Organizações Cabo-Verdianas em Portugal e o Cordão da Amizade/Rádio Renascença.

"Irei visitar quatro/cinco escolas e fazer o levantamento das necessidades, além de juntar ao agradável, que é visitar a terra-natal dos meus pais", explicou Évora, que parte sábado para Cabo Verde.