CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL

Miguel Oliveira completou, de forma intensiva, na segunda e terça-feira, mais uma sessão de treinos de pré temporada do Mundial no Estoril, aproveitada pela equipa para a preparação dos seus pilotos do campeonato espanhol CEV 125cc.

Os três pilotos da Blusens-BQR, com as Aprilia de 2008, aproveitaram da melhor forma a oportunidade de rodar em pista junto com os "mundialistas".

Em mais um treino oficial, que reuniu cerca de quarenta pilotos, repartidos entre as classes 250cc e 125cc, Miguel Oliveira iniciou o seu primeiro dia de testes, pela manhã solarenga, destacando-se como segundo melhor entre os pilotos do CEV. Não obstante uma ligeira queda que resultou num tornozelo direito dorido, o piloto saiu para a pista na parte da tarde registando um tempo regular de 1m49,665s, sendo incomodado pelas dores que sentia cada vez que utilizava o pé direito.

Dando continuação a adaptação à Aprilia RS125, Miguel Oliveira apresentou-se em forma na terça-feira, realizando, no terceiro e último dia de treinos, tempos muito regulares.

O piloto, patrocinado pela Vodafone e Fiat, dedicou mais um dia para explorar novas afinações, baixando o cronómetro em 1m48,98 e aproveitou para realizar, no final da tarde, uma simulação de corrida muito produtiva para grande satisfação da equipa catalã Blusens-BQR, que colocará em pista três pilotos na categoria 125cc CEV.

Ricard Jové, o director da equipa comentou: "Os pilotos do CEV fizeram um trabalho extraordinário e isto em condições muito especiais, tendo em conta a presença dos pilotos do mundial. Estes treinos em conjunto permitiram-lhes assimilar coisas que no Campeonato Espanhol demorariam anos a aprender".

Foco de grandes atenções por parte da comunicação social presente no circuito, Miguel Oliveira comentou a sua terceira sessão de treinos realizada desde o início do ano: "Estou muito contente, entre segunda e terça-feira melhorámos muito e consegui um resultado muito positivo pese embora a queda que tive na segunda-feira, da qual fiquei com algumas dores incómodas no tornozelo direito. Trabalhei bastante com a equipa nestes dias no Estoril para ter a moto ao meu gosto, com muitas experiências em novas afinações, umas boas e outras que não resultaram em melhorias. Fomos comparando o meu ‘feeling’ com a telemetria, o que me ajudou bastante."

Sobre o balanço desta sessão o piloto de 14 anos de idade referiu ainda: "O mais importante é o facto de ter rodado muito tempo num bom ritmo, o que consegui atingir e que é importante para as corridas. Agora resta-me trabalhar ainda mais na condição física para estar em forma no começo do campeonato espanhol. Estou muito optimista porque o balanço global desta pré-temporada é muito positivo, onde evoluí tanto na moto como com a equipa."

O Campeonato de Espanha de Velocidade - 125 Grand Prix, tem sido a grande escola, por isso conta com a atenção especial da Dorna, a mesma entidade responsável pela organização do Moto GP. As corridas realizadas num horário muito bom (fim da manhã de domingo), transmitidas em directo pela SportTV em Portugal, são por vezes ainda mais competitivas do que as do Mundial.

Fonte: Infordesporto 18/03/2009