Depois da vitória no sábado passado na pista de Donington, onde se realizou a 6ª etapa do Red Bull Moto GP Rookies Cup, Miguel Oliveira nem veio a Portugal colher os louros de mais um grande triunfo, este conseguido com a pista molhada, onde mais se evidencia o trabalho do piloto. Miguel Oliveira de 13 anos que participou como convidado, não deu hipóteses a ninguém, liderando o Grande Prémio de Inglaterra da Red Bull Rookies Cup, pouco depois da partida e até cortar a meta 17 voltas depois.
No próximo fim-de-semana, Miguel Oliveira vai descobrir provavelmente a pista mais carismática do calendário, TT Assen, onde se disputará o Grande Prémio da Holanda e a 7º etapa da Red Bull Rookies Cup (3ª participação do piloto internacional português como convidado). Ao contrário dos outros Grandes Prémios, na Holanda todas as categorias correm ao sábado, nesta pista que está mais perto de um circuito de estrada do que um autódromo.
Alguns pilotos que vão correr toda a temporada vêm no português uma dificuldade adicional. Principalmente se por acaso a chuva aparecer também no circuito, a possibilidade de Miguel Oliveira colocar a sua KTM RC 125 na luta pela liderança, é uma realidade.
No pelotão composto por 23 dos melhores pilotos do mundo, no escalão etário 13/17 anos, Miguel Oliveira é totalmente rookie (estreante). A vitória em Inglaterra contra um lote magnífico de pilotos, foi uma surpresa para muita gente: "ganhar, temos sempre uma esperança que esse sonho se realize. Logo na primeira meia/hora de treinos livres apaixonei-me pela pista, e à medida que ia conhecendo melhor a KTM RC 125, melhorava o tempo por volta, acabando a sessão como o 6º mais rápido. Há muitos anos que me divirto com a Playstation, mas não há nada como a realidade efectiva."
"" pista holandesa TT Assen também é uma nova descoberta para mim. Gostava de repetir o resultado de Donington, mas se subir ao pódio e marcar alguns pontos, já é positivo. O curioso, é que agora toda a gente espera que eu volte a ganhar! Não fazem a coisa por menos, também eu gostava e vou estar atento às possibilidades, mas o lote de pilotos que vão correr na Holanda é muito bom, mas eu adaptei-me muito melhor a pista escorregadia e fugi até poder gerir a liderança," explicou Miguel Oliveira.
Em Donington, depois dos treinos de Qualificação, Miguel Oliveira teve a habitual conversa telefónica com o responsável da sua comunicação e imagem, Duarte Cancella de Abreu, e o piloto, que tinha acabado de garantir um lugar na primeira linha da grelha de partida, muito perto da "Pole", perguntou ao seu colaborador: "Em que posição queres que fique amanhã?" Obteve a resposta óbvia do outro lado da linha: "em primeiro, claro!" ao que Miguel Oliveira respondeu: "Não vai ser fácil, mas se és tu a pedir, vou ter que te fazer a vontade", bem disposto e sabendo que tinha a KTM bem equilibrada, o piloto da Charneca da Caparica fez uma corrida de tal forma concentrado, ganhando paulatinamente uma boa vantagem para o pelotão, que provocou uma onda de apoio e admiração generalizada.
Depois de cumprir todas as formalidades do pódio e da conferência de imprensa, abraçado pelo pai e pelo tio, Miguel Oliveira pegou no telemóvel e ligou ao amigo: "Tens aqui a encomenda que me fizeste ontem, o primeiro lugar é nosso", dedicando a primeira vitória na Red Bull Moto GP Rookies Cup, ao seu assessor Duarte Cancella de Abreu.
O Circuito de Assen na Holanda, com 4555 metros (4,5km) tem os seguintes recordes a bater:
Tempo da Pole Position – 1m51,528s (de Johaan Zarco em 2007).
Volta mais rápida em prova - 1m49,778s (de Johaaan Zarco em 2007).
"É uma pista muito técnica e sinuosa, o que em princípio pode ser propício a uma corrida muito disputada. Não conheço a pista, mas sei que é larga, o que pode proporcionar várias trocas de posições nos lugares cimeiros, ao longo da corrida, até cortar a meta," explicou Miguel Oliveira, que vai fazer uma longa viagem, de França até à Holanda, no seu Fiat Croma.
Fonte: DCA 24/06/2008