CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
Um novo desafio foi proposto e imediatamente aceite, por Miguel Oliveira, o piloto internacional português em franco crescimento na sua carreira desportiva, ao ser novamente convidado para participar como "Wild Card" da Red Bull Rookies Cup, nos Grandes Prémios de Donington (GB) e TT Assen (NL), respectivamente nos dias 21 e 27 de Junho.

O jovem de 13 anos que correu o Grande Prémio de Portugal nesta categoria de promoção de jovens talentos, ficou surpreendido em ter sido novamente chamado a pilotar a KTM RC 125, em vez de pilotos dos países onde se realizam as corridas.

Lutar com armas iguais, com os melhores jovens talentos de vários países do Mundo já é uma tarefa à partida difícil. Mas se, no Estoril, o Miguel Oliveira - na sua corrida de estreia - teve a seu favor o conhecimento do traçado, alcançando um muito positivo oitavo lugar, o piloto não pode ambicionar melhor do que uma nova entrada no "Top Ten" em Donington e Assen.

Na altura do Grande Prémio de Portugal, Miguel Oliveira sentiu algumas dificuldades na adaptação à moto, muito diferente da sua actual Metrakit: “Em primeiro lugar quero agradecer este duplo convite para voltar a correr na Red Bull Rookies Cup.

O resultado que consegui em Portugal contra pilotos com muitas centenas de quilómetros de experiência da moto, foi animador, e à maneira que ia conhecendo os limites, melhorava também os meus tempos por volta.

A KTM RC125, é muito mais potente que as motos que tenho utilizado em corrida, tem 45 cavalos o que requer da minha parte alguma sensibilidade em curva, pela forma como utilizo o potencial do motor", explicou Miguel Oliveira, que na corrida portuguesa marcou oito pontos para a Red Bull Rookies Cup, ocupando o 17.º lugar da tabela, entre os 22 pilotos que pontuaram nas quatro corridas disputadas esta temporada, onde o português só correu uma. O tempo que realizou no treino de qualificação, dava-lhe acesso directo à grelha de partida da corrida do mundial de 125 GP.

Miguel Oliveira teve de readaptar o seu estilo de condução à KTM: "Tenho uma ideia, do que posso melhorar, e por isso aceitei este convite. Sei a importância efectiva que têm estas duas corridas, mas desconheço totalmente ambas as pistas, sabendo todavia que não são fáceis. O facto é que não tenho de me queixar, vou estar novamente entre os melhores pilotos do mundo do meu escalão etário, e o que desejo é um bom resultado para mim e para o motociclismo português".

Entre os pilotos que integram o pelotão, são muitos os que já estão a repetir este campeonato, o que lhes proporciona uma assinalável vantagem face ao Miguel Oliveira, entre outros pilotos, um dos verdadeiros iniciados na Red Bull Rookies Cup 2008.

Pode parecer que todos estão em igualdade só porque utilizam motos muito idênticas, mas cerca de metade dos pilotos já correu no ano passado, incluindo os dois melhores classificados Luis Salom (4º em 2007) e JD Beach (16º em 2007), e os outros participaram nas três jornadas duplas de testes, realizadas em Jerez, Valência e Estoril.

Fonte: DCA 11/06/2008