CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
O francês Romain Couprie foi o justo vencedor do GP Portugal, 2ª prova do Campeonato Europeu de Quadcross, que se realizou este fim-de-semana em Águeda. O português Carlos Pereira também esteve em evidência, em mais uma grande jornada de competição e espectáculo na “Capital do Motocross.

O Sábado, primeiro dia de competição, ficou marcado por fortes chuvadas que deixaram a pista muito lamacenta. Os pilotos ainda realizaram a primeira sessão de treinos livres, mas a direcção de prova decidiu adiar o programa restante para Domingo, de forma a poupar a pista e esperar melhorias no tempo. E assim foi, permitindo um excelente dia de competição, onde o Quadcross se revelou como uma modalidade muito espectacular e com um grande potencial de crescimento.

Logo nos treinos matinais o francês Romain Couprie (Yamaha) e o alemão Stefan Schreiber (KTM) assumiram-se como candidatos à vitória, obtendo os dois melhores tempos cronometrados com escassos três décimos de segundo a separá-los. O campeão de 2007, o britânico Jonh Mitchel (Yamaha) foi o terceiro melhor, enquanto Carlos Pereira (Suzuki) foi o português mais rápido, obtendo a nona melhor marca.

No início da tarde, perante alguns milhares de espectadores e numa pista em excelentes condições, os pilotos arrancaram para a primeira corrida de 30 minutos mais duas voltas. A emoção esteve presente do princípio ao fim, com muitas lutas entre os pilotos e três líderes diferentes. O primeiro foi o belga Jan Vlaeymans (Honda), que algumas voltas volvidas foi ultrapassado por Schreiber. Este viria a ser ainda batido por um fortíssimo Couprie, que a fazer uma corrida de trás para a frente, recuperou de 6º para 1º, mostrando porque havia dominado no GP de França. Carlos Pereira ainda rodou em 4º, mas perdeu muitos lugares depois de ficar parado na pista com o motor da sua moto calado. Tiago Gomes (Artic Cat) foi o melhor representante luso, fazendo uma corrida consistente que lhe garantiu o 6º lugar.

A segunda manga voltou a ser bastante animada e Stefan Schreiber estava decidido a vencer pela primeira vez. O jovem piloto alemão, com apenas 16 anos, demonstrou um andamento muito forte e corajoso. No entanto Romain Couprie mostrou grande experiência e uma excelente capacidade física. O francês perseguiu o seu adversário durante algumas voltas, estudando o melhor sítio para ultrapassar. Quando atacou, assumiu o comando com um andamento muito rápido, distanciando-se ainda até à bandeira de xadrez. O 3º lugar foi para outro alemão, Tobias Leiz (KTM), mas o lugar mais baixo do pódio pertenceu a Jan Vlaemans, apesar de ser apenas 6º nesta corrida. Carlos Pereira voltou a estar em evidência. Com um andamento muito rápido e espectacular, principalmente nos longos saltas de Águeda, o piloto de Felgueiras terminou a corrida na 4ª posição.

Romain Couprie fica na frente do campeonato, que agora segue para a Polónia, com 22 pontos de avanço sobre Stefan Schreiber. Águeda Capital do Motocross volta à acção a 28 de Junho com a prova de abertura do Campeonato Nacional de Supercross.

Fonte: Ginásio Clube de Agueda 26/05/2008