O sol apareceu e foi num clima de festa que a pista da Cortelha recebeu os melhores do Mundo em Motocross, numa prova que contou para o Campeonato do Mundo MX3 e Campeonato da Europa MX2. Da lista de mais de 70 inscritos, destaque à partida para o Italiano Christian Beggi, líder da classe MX3, e para o francês Valentin Teillet, que liderava em MX2.
Depois de 16 anos de ausência este foi um feliz regresso do pelotão internacional à pista algarvia, com corridas cheias de emoção e com lutas constantes pelos lugares cimeiros. O público não faltou, esteve até em muito bom número, e a organização esteve no seu habitual patamar, proporcionando a todos os níveis uma prova espectacular, elogiada por toda a caravana do Motocross e dirigentes da Federação Internacional de Motociclismo.
Valentin Teillet reforça liderança em MX2
Na primeira manga oficial da prova, Europeu MX2, o início ficou marcado por uma queda na primeira curva do circuito, que envolveu vários elementos do pelotão. Foi necessário proceder a nova largada e aí o francês Valentin Teillet, da KTM, arrancou para a vitória, dando poucas hipóteses aos mais directos adversários, onde se incluía o também francês da Kawasaki, Loic Larrieu, segundo classificado, e ainda Arnaud Tonus, suíço da KTM que teve que se contentar com o lugar mais baixo do pódio.
Na segunda manga o cenário não foi muito diferente. Teillet rodou sempre na frente e foi fraca a oposição. Apenas Larrieu se tentou aproximar da liderança ficando-se novamente pela segunda posição. Em terceiro lugar ficou o também francês Chri Charlier, em Yamaha. Na classificação final do Campeoanto MX2, Valentin Teillet (222 pontos) reforçou a liderança, aumentando para vinte os pontos de distância para o segundo classificado, Loic Larrieu (192 pontos). Em terceiro lugar segue o suíço Arnaud Tonus (154 pontos).
Christian Beggi segura primeiro lugar em MX3
Na classe rainha da prova, Mundial MX3, motos de 500cc, o destaque da primeira corrida vai todo para o belga da KTM, Sven Breugelmans. Christian Beggi chegou como o principal candidato à vitória, já que se apresentava como líder da classe, mas o piloto italiano não arrancou bem nesta primeira manga e só graças a uma boa recuperação conseguiu terminar a primeira corrida em segundo lugar.
Breugelmans não facilitou, apesar das constantes mudanças de líder, e arrecadou os 25 pontos em disputa. Beggi ficou na segunda posição e Kristof Salaets, outro belga, ficou pelo terceiro lugar. Na segunda corrida em MX3, Allier Thomas, francês da Husqvarna, foi o primeiro a ver a bandeira xadrez. A luta fez-se entre Thomas, Christo Martin, Beggi e Breugelmans. A corrida foi disputada, mas Allier Thomas impôs-se desde início e não arredou pé do primeiro lugar. Martin, também francês da Husqvarna, defendeu bem o segundo lugar, estando o interesse da corrida na terceira posição, onde Beggi levou a melhor sobre Breugelmans. Nas contas do campeonato, Beggi (203 pontos) conseguiu segurar a liderança da classe, mantendo-se Breugelmans (199 pontos) a escassos quatro pontos do primeiro lugar. O francês Allier Thomas (141 pontos) conquistou entretanto o terceiro lugar do campeonato, outrora ocupado pelo checo Jan Zaremba.
Luís Correia fez brilharete entre portugueses
De entre os portugueses alinhados à partida para mais uma prova do Mundial de Motocrosse, Luis Correia foi aquele que mais impressionou. O quarto lugar na primeira corrida MX3 e o sétimo na segunda corrida, permitiram que o piloto da LF Sport terminasse em quinto da geral, comportando-se como o melhor piloto luso. Hugo Santos ficou em sétimo da geral e Hugo Basaúla em décimo quarto, isto na classe MX3. Na classe MX2, Nuno Gonçalves, da Hard Racing Team, foi o melhor piloto luso, na vigésima primeira posição. Ivo Fernandes e João Barbosa foram os portugueses que se seguiram na classificação.
O balanço final deste regresso de provas internacionais ao traçado da Cortelha, revelou-se a todos os níveis bastante positivo. Adrenalina e muita emoção, aliadas a um espectacular circuito, proporcionaram aos muitos presentes um espectáculo de extrema qualidade, equiparado ao melhor que se faz por essa Europa fora.
O Mundial de Motocrosse na Cortelha, contou com o importante apoio da Câmara Municipal de Loulé, da Junta de Freguesia de Salir, do Instituto do Desporto de Portugal e da Região de Turismo do Algarve, a revista oficial foi a MotoJornal, os alojamentos ficaram a cargo do Monte da Quinta Club e da Garvetur e a Viatura Oficial foi da Visacar.
Fonte: Infordesporto 19/05/2008