A pista de Motocrosse da Cortelha, no interior do concelho de Loulé, recebe já no próximo fim-de-semana, dias 17 e 18 de Maio, mais uma prova de Motocrosse, desta feita o Campeonato do Mundo MX3 (motos de 500cc) e da Europa MX2 (motos de 125cc).
Depois de mais uma excelente etapa do Nacional, no tradicional dia 1 de Maio, a pista serrana recebe os melhores do Mundo na modalidade, num evento que se espera vir a ser a todos os níveis espectacular. Depois de 16 anos de ausência, esta prova marca o regresso do pelotão internacional à pista da Cortelha.
Pelotão internacional de luxo
Após a disputa do GP da França, nos passados dias 3 e 4 de Maio, em Plomion, o Mundial de Motocross de MX3, desloca-se agora a Portugal, para realizar a sua 5ª etapa e traz consigo um pelotão de luxo.
O italiano Christian Beggi, após ter vencido o GP de Itália, soma 161 pontos e lidera o Mundial de Motocross MX3. Na 2º posição das 500cc está o belga Sven Breugelmans, da KTM, que com a vitória no GP da França, soma agora 156 pontos, o checo Jan Zaremba, também em KTM, está neste momento em 3º lugar, com 140 pontos.
No Europeu de MX2 o francês, Valentin Teillet, da KTM, lidera destacado, pois com as vitórias nos GP da Espanha, da Itália e da França, soma agora 172 pontos. Enquanto o seu “colega” Loic Larrieu, da Kawasaki, com 148 pontos, ocupa o 2º lugar. Na 3ª posição esta colocado o “nuestro hermano” Jose Antonio Oliva, em Yamaha, com 145 pontos.
Portugueses com o objectivo de vencer
Na caravana portuguesa não faltam os melhores do momento, com realce para Paulo Gonçalves, Hugo Santos, Luís Correia, Carlos Alberto, Rui Rodrigues e Hugo Basaula, que vão competir em MX3 e tentar fazer um brilharete juntos dos melhores do mundo.
Na classe das 125cc destaca-se a presença dos portugueses Paulo Alberto, João Barbosa, Ivo Fernandes e Nuno Gonçalves, que irão tentar alcançar um lugar no pódio final ou até vencerem uma das mangas.
Serão assim de esperar emocionantes corridas entre aqueles que são na actualidade as grandes estrelas da modalidade e os portugueses.
Um programa repleto de emoções fortes é o que caracteriza este Mundial de Motocross, sendo que no Sábado têm lugar os Treinos Livres com início às 10:30h, para a tarde estão reservadas as Qualificações. No dia de Domingo, a partir das 8:30h as motos começam-se a ouvir nos treinos de arranque, contudo a adrenalina fará se sentir a partir das 11:00h, com a disputa das várias mangas durante todo o dia.
Mundial de Motocrosse MX3, o que é?
A etapa da Cortelha, 5ª do mundial, surge como a única da classe a pisar solo nacional, situação que demonstra a importância do evento. Esta prova conta com passagens por 12 países, como sejam (Espanha, França, Itália, Portugal, Croácia, Bulgária, Holanda, Eslovénia, Eslováquia, Chile, Finlândia, Dinamarca, Suiça e Alemanha) estando este ano pela primeira vez no nosso país. O MX3 é um campeonato destinado a motos de 500cc e assenta essencialmente numa competição inovadora, em que a divulgação e promoção das regiões, das entidades e patrocinadores envolvidos onde o campeonato se disputa, são o principal objectivo. Basta referir que em 2007 esta disciplina foi visionada por mais de 300 milhões de espectadores, em 110 países, através de mais de 35 cadeias de televisão.
É um campeonato em expansão, pois devido ao elevado custo de participação no mundial de MX1, muitas marcas estão agora a criar equipas oficiais de fábrica, com vista a participarem neste mundial, aumentando assim cada vez mais a competitividade das provas de MX3.
O facto deste mundial ser acompanhado pelo Europeu de MX2, abre as portas a jovens pilotos e proporciona assim a oportunidade de mostrarem o seu valor juntos dos melhores do mundo.
Não será de estranhar que esta venha a ser uma prova marcante em termos de campeonato, já que estarão reunidas todas as condições para presenciarmos um magnífico espectáculo desportivo. A habitual emotividade do público português aliada às excelentes condições naturais em que se insere a pista, serão certamente atributos que marcarão a diferença e darão realce à prova da Cortelha.
MX3 em Portugal até 2010
A Associação dos Amigos da Cortelha, entidade organizadora do evento, garantiu também já a presença da prova em Portugal até 2010, situação que muito enaltece as potencialidades do Algarve e do País para receber grandes eventos internacionais.
O Mundial de Motocross na Cortelha, conta com o importante apoio da Câmara Municipal de Loulé, da Junta de Freguesia de Salir, do Instituto do Desporto de Portugal e da Região de Turismo do Algarve, a revista oficial é a MotoJornal, os alojamentos ficam a cargo do Monte da Quinta Club e da Garvetur e a Viatura Oficial é da Visacar.