CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
Integrado no programa de corridas de apoio ao Grande Prémio de Portugal de MotoGP, Miguel Oliveira será o alvo das atenções, pelo menos do público português que for ao Autódromo do Estoril.  Image 
Integrado no programa de corridas de apoio ao Grande Prémio de Portugal de MotoGP, Miguel Oliveira será o alvo das atenções, pelo menos do público português que for ao Autódromo do Estoril.

Os aficionados poderão, no sábado à tarde, acompanhar a corrida do jovem convidado especial do Red Bull Rookies Cup, uma competição em que todos os pilotos contam com motos idênticas, construídas pela KTM e derivadas das máquinas oficiais que participam no Mundial.

O piloto internacional, de 13 anos, que é sempre um dos favoritos nas corridas em que participa, não sente que, desta vez no Estoril, esteja nessa posição, porque diz: "Tenho como adversários outros jovens, que a Red Bull seleccionou em vários países e que já contam com uma grande experiência nestas motos. Alguns deles estão a repetir o campeonato. Não esperem que faça um milagre, mas aceitei as regras do jogo, e vou ter de me empenhar ao máximo para conseguir um resultado que seja positivo".

O convite para Miguel Oliveira correr a etapa nacional do Red Bull Rookies Cup, segundo ele "era irrecusável, mesmo tendo de faltar à segunda etapa da competição espanhola em que tenho estado envolvido. Foi a opção mais difícil, mas a mais importante para a minha carreira desportiva. Ser convidado para integrar o pelotão de pilotos mais ou menos com a minha idade (13 aos 16 anos), mesmo numa ocasião única, é só por si muito positivo, e só posso fazer tudo o que estiver ao meu alcance para provar que estavam certos".

Sobre a moto, Miguel Oliveira explicou: "É uma máquina muito rápida, de tal forma, que os tempos que os pilotos da frente realizam na Red Bull Rookies Cup, garantia-lhes o apuramento para o Grande Prémio de 125c.c".

"Acredito que tenha alguma vantagem no conhecimento da pista, que conheço muito bem, mas, por outro lado, os outros pilotos já têm muito mais quilómetros feitos na KTM. Não há lugar a altas expectativas, primeiro que tudo quero aproveitar ao máximo esta oportunidade, e para que isso suceda é fundamental chegar ao fim-da-corrida. O resultado logo se verá!", disse Miguel Oliveira que tem treinado com uma moto Honda 125 GP, mas que já não está actualizada, embora sirva para se adaptar às velocidades.

Outra história haverá para contar, se chover: "Nesse caso, tenho de admitir o favoritismo. Terei uma vantagem para os outros pilotos com a pista molhada. E se isso vier a acontecer, posso ser mais ambicioso no que respeita ao resultado final", concluiu Miguel Oliveira, pensando nas previsões de 60% para um sábado molhado.
 
Fonte: Infordesporto 08/04/2008