CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL

Perdendo apenas face a ex-campeões europeus e mundiais capitães fazem história

Neste primeiro dia de competição, em que se realizaram as competições individuais, os atletas lusos depararam-se com uma prova de nível competitivo bastante elevado, batendo-se com valentia jogo a jogo, ganhando vários combates e assegurando uma participação de relevo.

Com alguma infelicidade apenas Nuno Dias, Nuno Moreira e Liliana Félix conseguiram ser repescados. Se no caso dos capitães de equipa nacionais tal significou o apuramento para a disputa das medalhas no sábado, já no caso da Liliana após um primeiro combate vitorioso, falhou ultrapassar a atleta austríaca. Salientar que tinha perdido inicialmente face à finalista sérvia por decisão arbitral pela diferença mínima (3-2).

Nuno Dias foi dos primeiros a combater, apanhando logo de início o reputado italiano Stefano Maniscaldo. Na repescagem conseguiu impor toda a sua experiência, ganhando dois combates com um total de 6 pontos marcados e nenhum sofrido. A medalha disputa-a frente ao sérvio. Um prémio para este luso que será pai nos próximos dias.

Nuno Moreira teve um percurso similar, ao apanhar logo ao terceiro jogo, aquele que muitos consideram o melhor atleta actual, o azeri Raphael Aghayev. Repetiu-se assim a luta pelas medalhas de 2012 em Tenerife, e com resultado similar. A derrota valeu contudo o acesso à repescagem onde o luso marcou pela diferença ao anular o seu oponente pela margem máxima de 9-0 em pouco mais de 30 segundos. Agora, espera-lhe na disputa pelo bronze o campeão da europa em título, o italiano Busa.

Amanhã realizam-se as provas por equipa, quer de kata, quer de kumite.

Fonte: FNKP 09/05/2013