CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
Foram mais de 1000 os atletas e treinadores que participaram no IX Torneio 25 de Abril, IV Internacional, nos passados dias 25 e 26 de Abril, no Pavilhão Municipal de Águas Santas - Maia.

A organização, que esteve a cabo do Clube de Karaté da Maia, contou com o apoio da Câmara Municipal da Maia, Junta de Freguesia de Águas Santas, Federação Nacional de Karaté Portugal, Junta de Freguesia de Milheirós, bem como de diversos patrocinadores.

Em prova estiveram muitos dos melhores atletas nacionais, competindo de igual para igual, com vários atletas estrangeiros de renome que se deslocaram à Maia para o evento. Entre muitos de destacar o jovem Micael Fatela, que embora luso-descendente, nasceu e vive na África do Sul, sendo o actual campeão da CommonWealth e de África. Os seus 9 anos recentemente feitos contrastam com a sua performance de campeão. Mas não se pense que foi tudo fácil, já que os jovens maiatos do CKM disputaram bandeira a bandeira o resultado.

Nas provas de cadetes, que este ano foi de inscrição restrita apenas a atletas com pódio nos regionais ou nacionais, a luta pelas medalhas foi renhida. Assistiu-se a provas de um nível excelente, onde se pode constatar a evolução que o karate nacional tem sentido ao longo dos últimos 2 a 3 anos.

Nas provas de sénior, a luta pelo direito à finalíssima foi acessa, à semelhança de anos transactos. Na final masculina Jorge Machado (Vila das Aves) levou de vencido Jorge Sousa (CKM), numa final inédita, já que ambos os atletas embora tivessem participado nas últimas edições ainda não tinham conseguido a tão almejada final.

No domingo, foi o dia de prova para os jovens até 13 anos em Katas. Este ano pautou por uma inovação ao realizar provas por estilos, o que permitiu que jovens com menos aptências técnicas conseguissem chegar mais longe. No total, distribuíram-se no domingo 120 prémios de pódio, sendo que as restantes saíram da Maia com uma medalha de participação, um diploma e um merecido lanche. Uma festa que as milhares de pessoas que assistiram poderam constatar in loco.

O Presidente da autarquia, Eng. Bragança Fernandes enalteceu a tradição pedagoga do evento, e o esforço e dedicação do Presidente do CKM António Moreira, como obreiro da Maia ser um dos principais epicentros do Karate nacional.

O Presidente da Junta de Águas Santas, Sr. António Teixeira, realçou a dedicação da Junta na promoção do desporto, bem como a importância na promoção dos valores da Liberdade que o torneio engloba ao se fazer realizar nas comemorações desta data histórica.

António Moreira era um dirigente satisfeito no final do evento, já que os elogios a todos os pormenores do evento eram imensos e mais uma vez ficou demonstrado o dinamismo, profissionalismo e disponibilidade dos dirigentes, colaboradores e atletas do CKM na realização de um evento, que mais do que uma competição, serve para promoção do desporto junto das camadas mais jovens e seus familiares.

Fonte: CKM 28/04/2009