CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL

Alcácer do Sal recebe, a partir de hoje, atletas de todo o mundo para o primeiro Concurso Completo Internacional em Equitação, com provas de Ensino, Salto de Obstáculos e Cross-Country, que decorre na Herdade de Vale Sabroso, a poucos quilómetros de Santa Catarina, entre os dias 19 e 22 de Fevereiro. Estão inscritos 118 cavalos e 61 cavaleiros, de 11 países.

O concurso arranca com um teste de ensino, uma combinação de movimentos pré-concebida dentro de uma pista de 20x60m. Sábado o dia é dedicado ao Cross-Country, uma modalidade olímpica cujas provas suscitam habitualmente momentos de grande emoção quer pela proximidade entre cavaleiros, cavalos e assistência, quer pelos instantes de perigo, com os participantes a saltar entre o arvoredo.

A etapa consiste num percurso de cerca de três quilómetros em diferentes tipos de terrenos, onde é necessário superar obstáculos a uma determinada velocidade. O concurso termina domingo, dia 22, com a prova de saltos de obstáculos, que vai testar a capacidade dos cavalos continuarem energéticos e conseguirem cumprir um percurso mais técnico depois de um dia intenso de cross.

A entrada é livre e a organização espera uma grande adesão popular durante todo o evento mas em especial na tarde de dia 21, altura em que decorre prova de Cross Country. Em disputa estarão vários prémios, sendo o principal uma Harley-Davidson Sportster XL883Std. Pedro Paredes, presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal estará presente para a entrega dos troféus que está marcada para a tarde de domingo, dia 22.

Paralelamente ao concurso, a organização preparou também momentos de animação nocturna para os atletas. Para sexta-feira está agendada uma noite com música ao vivo a cargo de Jim Dungo. Já no sábado, Ana Sofia Varela e Ricardo Ribeiro vão surpreender os presentes com uma noite de fado, seguida de uma festa de máscaras com DJ.

Esta é a primeira prova internacional que vai ter lugar no recém inaugurado Centro Hípico da Herdade de Vale Sabroso, constituído por três campos de sílica, três circuitos de cross-country com a extensão de 7 mil metros e 60 obstáculos, e um parque preparado para receber até 60 camiões e 240 boxes.

Já este fim-de-semana o circuito recebeu o Concurso Completo Nacional Preliminar, que antecede a prova internacional. Para este ano, o espaço já tem confirmados outros eventos nas modalidades de ensino, saltos de obstáculos e CCE bem como um novo concurso completo internacional - em Novembro -, que vão colocar Alcácer do Sal em destaque no circuito internacional de equitação.


Fonte: FEP 17/02/2009