O seleccionador nacional de andebol, Mats Olsson, justificou a presença no Torneio de Espanha como uma maneira de rodar jogadores e proporcionar-lhes experiência internacional que alguns não conseguem adquirir pelos clubes.
O seleccionador sueco lamentou em afirmações à agência Lusa que “os jogadores portugueses não estejam a obter a experiência que poderiam através das competições europeias".
Mats Olsson vincou os problemas que a selecção tem de resolver: "Um dos grandes problemas que temos é a falta de experiência internacional. Este ano o ABC de Braga e o FC Porto nem sequer participaram nas competições europeias e o Benfica já foi eliminado".
Na véspera de defrontar a Alemanha, no primeiro jogo da competição, Olsson continuou o seu discurso no mesmo prisma, “a melhor forma de conquistar experiência é com jogos de bom nível pela selecção", razão pela qual considera este tipo de torneios muito importantes.
O facto da selecção ir defrontar em Espanha três equipas apuradas para o Mundial de 2009 é, para o seleccionador sueco de extrema importância: “"Queremos sempre jogar com equipas de bom nível. Permite-nos observar a evolução do sistema de jogo e os jogadores individualmente. Espero ver a equipa portuguesa jogar a um nível mais próximo do topo mundial”.
O seleccionador também optou por não entrar em polémicas nem comentar as declarações de Paulo Faria, técnico do Sporting, que manifestou estranheza pela ausência de jogadores do seu clube nos convocados das “quinas”.
“Tenho um bom relacionamento com jogadores e treinadores e também com o Paulo Faria. Nunca joguei em Portugal, nunca pertenci a nenhum clube, não tenho qualquer cor. É-me indiferente onde jogam".
Para Olsson, "Paulo Faria está a fazer o seu papel", pois se fosse ele a orientar um clube gostaria que o valor dos seus atletas fosse reconhecido e "gostaria que todos os jogadores fossem convocados para a Selecção".
Portugal inicia a competição na seta-feira frente à Alemanha, no sábado a Espanha e no domingo a Argentina.
Fonte: Infordesporto 08/01/2009