CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL

Sem nunca ter conseguido atingir a fase final de um Europeu ou Mundial, Portugal não desiste e este ano está, de novo, na luta. É em Almada que a Selecção Nacional feminina afina os últimos detalhes antes de partir amanhã para a Polónia, porque é em Elblag que as portuguesas têm encontro marcado com a oitava classificada do último Campeonato da Europa.

No dia 31, portuguesas e polacas discutem a primeira mão do play-off de acesso ao Europeu, cuja fase final levará, entre 2 e 14 de Dezembro, as melhores do Mundo à Macedónia, pois é no Velho Continente que se concentra a elite da modalidade.

Depois de um curto estágio na Guarda e de dois jogos particulares com Espanha, disputados em Gijón, a seleccionadora Paula Castro reuniu as suas jogadoras em Almada, contando agora com Juliana Sousa (Brasov), a meia-distância que esteve ausente dos primeiros treinos, por se encontrar a disputar a Taça das Taças, bem como o titulo da Roménia.

A treinadora não esconde as dificuldades inerentes a um play-off que impõe adversárias de melhor ranking, como acontece com a Polónia: oitava no Europeu'2006 e 11ª no Mundial'2007.

"Temos consciência que as equipas que nos calham participam frequentemente nas fases finais e essa experiência conta bastante. A Polónia tem uma primeira-linha poderosa, um sector onde também temos boas jogadoras, algumas a actuar no estrangeiro, o que nos é favorável, mas elas têm a tal experiência das fases finais. Não podemos entrar muito rápido. Temos de ter muita paciência para trazer a eliminatória em aberto para Portugal", explicou Paula Castro, referindo-se ainda à segunda mão, agendada para o dia 8 de Junho, no Pavilhão Municipal de Vila Nova de Gaia, onde devem treinar a partir de 1 de Junho.

Recorde-se que a Selecção Nacional feminina chegou a esta eliminatória depois de ter ultrapassado, no final de 2007, a fase de qualificação, com o terceiro lugar no Grupo 2, atrás da Eslováquia e do Montenegro.

Fonte: O Jogo 28/05/2008