CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
O Benfica conseguiu hoje uma vantagem de cinco golos na primeira "mão" das meias-finais da Taça Challenge, ao vencer os romenos do Sport Resita (31-26), campeão em título, em jogo disputado no Pavilhão da Luz, em Lisboa.

Os comandados de Aleksander Donner, que procuram reeditar as proezas recentes do ABC de Braga e Sporting da Horta, que se qualificaram para a final de um prova europeia, beneficiaram de uma exibição excepcional de Carlos Carneiro, autor de 10 golos, e de excelentes intervenções do guarda-redes João Ferreirinho.

Já o Sport Resita, que teve quase tantos apoiantes no pavilhão da Luz como o Benfica, comandado pelo lateral esquerdo Bojan Butulija, que à sua conta apontou nove tentos, apresentou uma defesa alta e agressiva, obrigando os "encarnados" a procurar espaços e também a optar por remates dos nove metros.

Na primeira parte, Luís Nunes, com quatro golos, três de sete metros, e Carlos Carneiro, com cinco tentos, catapultaram o Benfica para a liderança no marcador ao intervalo (17-16), enquanto o central Bojan Butulija do Sport Resita, autor de seis golos e inúmeras assistências, mantiveram a equipa romena na luta pelo resultado.

A "pressão" romena cedeu nos primeiros minutos da segunda parte, altura em que o Benfica chegou a dispor de seis golos de vantagem (22-16), aos 35 minutos, após três golos de Carlos Carneiro e outras tantas intervenções de João Ferreirinho.

Apesar da aproximação do Sport Resita no marcador, que "despertou" os adeptos romenos na bancada, o Benfica segurou a vantagem, que permaneceu sempre acima dos três golos.

O Benfica voltou a vencer uma equipa romena, depois de ter eliminado o Poli-Izometal Timisoara, nos quartos-de-final, com duas vitórias, por 22-21, na Roménia, e por categórico 32-22 no Pavilhão da Luz.

Para Aleksander Donner, "cinco golos é uma vantagem bastante magra", mas o Benfica jogará "sem medo nenhum" na Roménia, apesar de o adversário de hoje habitualmente ter cerca de "cinco mil adeptos nas bancadas" e não ganhar em casa "por menos de doze golos".

"Vai depender muito do nível da arbitragem", rematou o técnico "encarnado" acrescentando que este embate "deveria ser a final" da Taça Challenge, criticando a arbitragem.

Também Carlos Carneiro, reconheceu que a vantagem de cinco golos "poderá ser pouco", contestando a dupla de árbitros checos, que "prejudicou claramente" o Benfica, antevendo que na Roménia seja "igual ou o dobro".

O melhor marcador do jogo de hoje apelou à união do grupo "encarnado" para o encontro do próximo domingo, na segunda "mão" da meia-final da Taça Challenge, às 11:00, em que o clube lisboeta "lutará contra tudo".

Benfica - Sport Resita, 31-26
Jogo no Pavilhão da Luz, em Lisboa
Ao intervalo: 17-16
Sob a arbitragem da dupla checa constituída por Jiri Opava e Pavel Valek, as equipas alinharam e marcaram:
- Benfica: Victor Santos e João Ferreirinho (gr), Edgar Madureira (1), António Areia, Pavel Tsiunchyk, João Lopes, Cláudio Pedroso (7), David Mira, Luís Nunes (7), Carlos Carneiro (10), Rui Silva (4), João Antunes e Pedro Jerónimo (2).

- Sport Resita: Cristian Ionescu Cristian Antonaru (gr), Adrian Tucanu (2), Bojan Butulija (9), Ilie Vaidasigan, Dusan Pasic (6), Vladimir Kovacevic, Florin Cuciula, Sebastian Pirvan, Gheorghe Irimescu (3), Miahi Rohozneanu (2), Florin Ciubotariu (2), Marius Grozavescu e Aron Pancu (2).

Assistência: cerca de 200 espectadores.

Fonte: Lusa 06/04/2008