O Voleibol de Praia tem ganho cada vez mais expressão a nível universitário, espelho da aposta na modalidade.
Desde que foi integrado no programa dos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996, este é o 2º ano em que o Voleibol de Praia é disputado em Universíadas. 2011, em Shenzhen, a dupla feminina da Alemanha e a dupla masculina da Polónia conquistaram a primeira medalha de ouro. Em Kazan, a competição desenrola-se no Kazanka Beach Volleyball Centre, de 8 a 13 de julho.
Na 27ª edição do evento, de 6 a 17 de julho, Portugal estreia-se no Voleibol de Praia em Universíadas, com uma dupla feminina e uma dupla masculina. Esta participação afirma-se como uma aposta da FADU na modalidade. Depois da participação no Mundial Universitário de 2012, a cidade do Porto será o palco do 9º Campeonato Europeu Universitário, de 23 a 28 de julho deste ano, e também do 7º Campeonato do Mundo Universitário, no verão de 2014.
Joana Resende, da Universidade do Porto, e Tânia Oliveira, da Universidade Fernando Pessoa, formam novamente dupla após a participação no Campeonato Mundial Universitário em Maceió, Brasil, em 2012. Sebastião Alves, estudante na Universidade do Porto, que também participou no Mundial, forma dupla com Fernando Silva, colega da mesma academia.
Sérgio Soares foi o nome escolhido para treinador das duplas portuguesas.
Fonte: FADU 01/07/2013