Já são conhecidos os atletas de Ginástica Artística, Judo e Xadrez que irão defender as cores nacionais nas Universíadas de Kazan. Hoje divulgamos os convocados de Esgrima e Natação que participam no 2º maior evento multidesportivo a nível mundial.
De 7 a 12 de julho, a competição de Esgrima decorre no Kazan Equestrian Complex Indoor Hall, pondo à prova os atletas, Álvaro Noite, Gael Santos, João Cordeiro e Max Rod Codeço.
Na memória mais recente, fica o sentimento do “quase”, com o 4º lugar na classificação por equipas (Espada) conseguido em 2011, em Shenzhen. Também na vertente Espada, João Cordeiro, estudante Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa e atual Campeão Nacional Universitário repete a convocatória para representar Portugal. Para Gael Santos que concluiu o mestrado em Arquitetura, será a sua 3ª participação depois de Banguecoque 2007 e Belgrado 2009.
Álvaro Noite e Gael Santos são colegas de academia, da Universidade do Porto, mas estudantes da Faculdade de Desporto e na Faculdade de Arquitetura, respetivamente. O esgrimista Max Rod é estudante na Universidade de Sevilha, em Espanha.
A natação é das últimas modalidades com participação portuguesa a entrar em ação. De 10 a 17 de julho, no Aquatics Palace, lançam-se à água Nádia Vieira e Mário Pereira, sob orientação do treinador José Marques Pereira.
Nádia Vieira, estudante de Economia, conquistou já vários títulos nacionais universitários, em representação da Universidade Nova de Lisboa. Mário Pereira é estudante na Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra.
Na Natação, Portugal tem participado frequentemente nas Universíadas e ainda antes da existência da FADU, fundada em 1990, contou com duas medalhas conquistadas por Alexandre Yokochi, ambas nos 200 metros bruços, com uma medalha de ouro em 1987 e uma medalha de prata em 1985, tendo mesmo sido a primeira medalha de ouro de Portugal neste evento e um dos mais relevantesresultados de sempre da natação portuguesa.
Fonte: FADU 25/06/2013