CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL

27-iniversiadasJudo e Xadrez são mais duas modalidades que terão participação portuguesa nas Universíadas de Verão - Kazan, Rússia.

Na 27ª edição do evento, de 6 a 17 de julho, o Judo, uma modalidade com bastante tradição universitária, convoca quatro judocas nacionais. Por outro lado, à semelhança de 2011, Portugal participa novamente na modalidade de Xadrez.

De 7 a 11 de julho, decorre no Tatneft Arena, a competição de Judo, que põe à prova os atletas, Diogo Silva, Tomás Costa e André Alves, no masculino, e Ana Cachola, no feminino. Estudantes na Universidade Nova de Lisboa, os judocas terão como treinador, João Neto.

Ana Cachola foi uma das quatro medalhas portuguesas no quadro de honra. Conquistou o bronze na categoria de -63 kg, nas Universíadas de Belgrado, em 2009. Foi também no Judo que Portugal venceu a sua primeira medalha em Universíadas, muito antes da existência da FADU, com Fernando Almada a vencer o Bronze em Tóquio, em 1967. Em Palma de Maiorca, nas Universíadas de 1999, Pedro Soares, era medalha de ouro, e Michel Almeida, medalha de Bronze.

A competição de Xadrez decorre de 9 a 15 de julho, com a participação do estudante da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, João Viterbo Ferreira. Esta época, o xadrezista foi Campeão Nacional Universitário na vertente Rápidas, contribuindo para o Bronze no coletivo da sua academia.

Recorde-se que em 2011, Rúben Pereira alcançou o 34º lugar nas Universíadas de Shenzhen, nesta que foi uma modalidade de estreia no calendário competitivo. Em 2012, Guimarães recebeu 62 participantes no 12º Campeonato do Mundo Universitário de Xadrez, dos quais 7 defendiam as cores nacionais.

Fonte: FADU 24/06/2013